SóProvas


ID
5595523
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            O bafo largo do animal revelava-lhe o porte, mas a densidade do escuro escondia tudo. Estavam como dois ruídos inimigos em lugar nenhum. Saberiam nada mais do que o ruído e o odor de cada um. Mediam a mútua coragem e o mútuo medo sem se poderem ver. O artesão pensou. Se o predador estivesse capaz já o teria mordido avidamente. Por isso, talvez se salvasse se lhe evitasse a boca pousada para um ou outro lado. Fez contas. A respiração aflita do companheiro vinha da sua esquerda, precisava claramente de conservar-se à direita, longe de dentes, mais seguro. Julgou que à luz do dia veria o inimigo e alguém o acudiria. Se lhe descessem uma lâmina haveria de a enfiar nas tripas nervosas do bicho e o saberia morto. Poderia descansar na sua provação, que era já coisa bastante para o arreliado do espírito que costumava ter.

            A noite toda se foi medindo no exíguo espaço e prestou atenção àquela aflição contínua. Mas, com o dia, seguiu sem ver. A roda de céu que declinava ao chão transbordava, pelo que quase nada baixava. No fundo tão fundo eram só cegos. Foi quando Itaro distinguiu lucidamente o que lhe ocorria. Estar no fundo do poço era menos estar no fundo do poço e mais estar cego, igual a Matsu, a sua irmã. Estava, por fim, capturado pelo mundo da irmã. A menina habitava o radical puro da natureza.

(MÃE, Valter Hugo. A lenda do poço in Homens imprudentemente poéticos.

São Paulo: Biblioteca Azul, 2016, p. 124-125)

Depreende-se das orações que compõem a frase Se o predador estivesse capaz já o teria mordido avidamente (1º parágrafo) uma relação de

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Condição, expressa pela conjunção subordinante se.

    Revisão :

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcoes-particula-se.htm#:~:text=a)%20Conjun%C3%A7%C3%A3o%20subordinativa%20integrante%3A%20a,se%20voc%C3%AA%20n%C3%A3o%20me%20encontrar.

  • Questão, a meu ver, muito estranha, pois segundo os gramáticos não se inicia oração com conjunção. No mínimo deveria se cobrar um erro de pontuação, visto que, caberia uma virgula no lugar do ponto, ai sim, tornando a acertiva correta.

  • E o lance de colocação pronominal?

  • O silêncio do Qconcursos é ensurdecedor

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação da assertiva correta. Não há polêmica ou incorreção na questão.

    "Se o predador estivesse capaz já o teria mordido avidamente" (1º parágrafo)

    A) passividade, expressa pela partícula apassivadora se

    Incorreta. A partícula "se" atuará como apassivadora quando ligada a verbo transitivo direto, formando estrutura de voz passiva sintética, caso que não se observa na questão;

    B) condição, expressa pela conjunção subordinante se.

    Correta. O termo "se" é conjunção subordinativa adverbial condicional, introduzindo na passagem oração subordinada adverbial de mesma classificação:

    "O predador já o teria mordido se estivesse capaz."

    C) passividade, expressa pelo pronome pessoal se

    Incorreta. Consoante assertiva A;

    D) reflexividade, expressa pelo pronome pessoal se

    Incorreta. A reflexividade é externada quando a forma pronominal aglutina-se ao verbo indicando que a ação recai sobre o próprio sujeito, fato não observado na presente construção;

    E) condição, expressa pela conjunção integrante se.

    Incorreta. Embora a relação seja de fato condicional, o termo em destaque é conjunção subordinativa adverbial, não integrante como afirma a assertiva.

    ---

    Por fim esclareço equivoco presente nos comentários: não há óbice ao uso de conjunção em início de períodos, fato que ocorre com os pronomes oblíquos. A construção em tela, pelo fato de ser iniciada por conjunção, não encontra incorreção.

  • Conjunção condicional ( se) subordinativa pois não esta integrada

  • GABARITO: B

    Conjunção Integrante não exprime valores semânticos. 

    As conjunções Integrantes são utilizadas para introduzir ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.

    As subornadas exprimem circunstâncias.

  • Para saber se realmente há conjunção integrante, basta fazer a troca pelo termo "isso": Diga se me ama de verdade.

  • Se = Caso

    O resto é história.