SóProvas


ID
5601487
Banca
CS-UFG
Órgão
TJ-GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a lei n. 9.790/1999, qual é o instrumento passível de ser firmado entre o poder público e as entidades qualificadas como organizações da sociedade civil de interesse público, destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução das atividades de interesse público?

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 9.790/1999

    • "Art. 9º Fica instituído o Termo de Parceria, assim considerado o instrumento passível de ser firmado entre o Poder Público e as entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução das atividades de interesse público [...]"

    GABARITO: B)

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei nº 9.790/99 que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências. Vejamos:

    “Art. 9º, Lei 9.790/99. Fica instituído o Termo de Parceria, assim considerado o instrumento passível de ser firmado entre o Poder Público e as entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução das atividades de interesse público previstas no art. 3º desta Lei.”

    A. ERRADO. Plano de trabalho. Sem previsão legal.

    B. CERTO. Termo de parceria. Conforme art. 9ª, Lei 9.790/99.

    C. ERRADO. Contrato de gestão. Sem previsão legal.

    D. ERRADO. Termo de referência. Sem previsão legal.

    Gabarito: ALTERNATIVA B.

  • Contrato de gestão (ou de desempenho, conforme a denominação dada pela Lei 13.934/2019) é o previsto no art. 37, § 8º, da CF, que possibilita às entidades da administração indireta, e mesmo aos órgãos da administração direta, a ampliação de suas autonomias gerencial, orçamentária e financeira, desde que cumpram as metas de desempenho estipuladas pelo poder público.

  • gab: letra B

    OSCIP ---->>> Termo de Parceria

    OS ----------->> Contrato de Gestão

    ** Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

    ** Organização Social (OS)

    @futuro_oja

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a lei nº. 9.790/1999, que versa sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP.

    O conteúdo aqui exigido é previsão expressa da lei supracitada, que, em seu art. 9º, disciplina a matéria.

    Art. 9º Fica instituído o Termo de Parceria, assim considerado o instrumento passível de ser firmado entre o Poder Público e as entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução das atividades de interesse público previstas no art. 3o desta Lei.

    Feita a introdução acima, vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADA - o plano de trabalho tem como finalidade reunir informações para estruturar e sistematizar dados relevantes a realização de um projeto.

    B) CORRETA -  no caso das OSCIPs, a forma correta de instrumentalizar a cooperação é o termo de parceria, nos termos do art. 9º acima transcrito.

    C) ERRADA - o contrato de gestão está previsto pela lei nº. 9.637/1998 e é o instrumento para formalizar a parceria entra uma organização Social e o Poder Público.

    D) ERRADA - nos termos da lei federal nº. 14.133/2021, em seu art. 6º, XXIII, o termo de refência pode ser entendido como:

                                         Art. 6º.
                                        (...)
    XXIII - termo de referência: documento necessário para a contratação de bens e serviços, que deve conter os seguintes parâmetros e elementos descritivos:
    a) definição do objeto, incluídos sua natureza, os quantitativos, o prazo do contrato e, se for o caso, a possibilidade de sua prorrogação;
    b) fundamentação da contratação, que consiste na referência aos estudos técnicos preliminares correspondentes ou, quando não for possível divulgar esses estudos, no extrato das partes que não contiverem informações sigilosas;
    c) descrição da solução como um todo, considerado todo o ciclo de vida do objeto;
    d) requisitos da contratação;
    e) modelo de execução do objeto, que consiste na definição de como o contrato deverá produzir os resultados pretendidos desde o seu início até o seu encerramento;
    f) modelo de gestão do contrato, que descreve como a execução do objeto será acompanhada e fiscalizada pelo órgão ou entidade;
    g) critérios de medição e de pagamento;
    h) forma e critérios de seleção do fornecedor;
    i) estimativas do valor da contratação, acompanhadas dos preços unitários referenciais, das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte, com os parâmetros utilizados para a obtenção dos preços e para os respectivos cálculos, que devem constar de documento separado e classificado;
    j) adequação orçamentária;

    GABARITO: Letra B