SóProvas


ID
5603161
Banca
FUNDATEC
Órgão
BM-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Nesse sentido, avalie o fragmento de texto abaixo e as afirmações subsequentes em relação ao uso dos pronomes de tratamento, considerando que o documento está endereçado ao Presidente da República. 


               Brasília, 04 de janeiro de 2021.

               Nosso Caríssimo Presidente da República,
           Submetemos à consideração de Vossa Senhoria a proposta de Documento que tem por objetivo efetivar as ações federais destinadas a entidades filantrópicas e sem fins lucrativos que fazem parte dos atuais ministérios.
       [...] 


I. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o vocativo está incorretamente utilizado; devendo ser ‘Excelentíssimo Senhor Presidente da República’.

II. O pronome de tratamento indicado em negrito deveria ser substituído por ‘Sua Excelentíssima Autoridade’, visando à correção do texto, conforme preconiza o Manual de Redação da Presidência da República.

III. Tanto o vocativo quanto o pronome de tratamento utilizado no corpo do texto estão adequados ao destinatário, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Explicação:

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o vocativo está incorretamente utilizado; devendo ser ‘Excelentíssimo Senhor Presidente da República’.

    Correta, não precisa dizer o nome JAIR BOLSONARO, pois só existe um presidente

     O pronome de tratamento indicado em negrito deveria ser substituído por ‘Sua Excelentíssima Autoridade’, visando à correção do texto, conforme preconiza o Manual de Redação da Presidência da República.

    Explicação: De acordo com a nova norma  do Manual de Redação da Presidência da República o pronome de tratamento é vossa excelência, no entanto, Sua Excelentíssima Autoridade não existe!

    Tanto o vocativo quanto o pronome de tratamento utilizado no corpo do texto estão adequados ao destinatário, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

    Tá tudo errado!