SóProvas


ID
5603638
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara de Ipiranga do Norte - MT
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando-se as orações e seus termos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Em “Ela tem nojo de mim.”, a parte sublinhada é complemento nominal.

( ) A oração “Há vidro no chão” é uma oração sem sujeito. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se julgamento das duas assertivas:

    (C) Em “Ela tem no.jo de mim.”, a parte sublinhada é complemento nominal.

    O termo sublinhado é complemento preposicionado do substantivo abstrato "no;jo", classificando-se como complemento nominal.

    Havendo fundada dúvida quanto a classificação do termo, se complemento ou se adjunto, deve o aluno se atentar à natureza do termo preposicionado: sendo o termo, antes da nominalização, agente, classificar-se-á como adjunto adnominal (o no.jo de Paula era causado... Paula sente no.jo, é agente); sendo o termo paciente, ocupará a função de complemento nominal (ela tem no.jo de mim... o pronome "mim" é paciente).

    (C) A oração “Há vidro no chão” é uma oração sem sujeito. 

    Temos oração formada pelo verbo impessoal "haver", seguido de objeto direto e adjunto adverbial. Sendo o verbo impessoal núcleo da oração, há de se concluir que inexiste sujeito.

  • A questão exige conhecimentos sintáticos.

    A primeira afirmativa está correta, tendo em vista que o complemento nominal é o termo preposicionado que se acrescenta a outro da oração, de modo a complementá-lo com explicação ou esclarecimento, sendo ele essencial para o entendimento da frase.

    A segunda afirmativa também está correta, uma vez que o uso do verbo impessoal “haver”, no sentido de existir, é um meio de identificação de uma frase sem sujeito, sendo ele o núcleo da oração, ou seja, não há alguém que pratique de fato a ação.

    GABARITO: LETRA A