SóProvas


ID
560386
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas
e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como  concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).”


PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa “América mulher”. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)

Alternativas
Comentários
  • d) respeito aos valores culturais dos povos locais, facilitando, assim, as relações com os conquistadores e a aceitação das novas relações de produção e trabalho.

    Em 1498, dois mundos diferentes colidiram sem que um reconhecesse a real existência do outro. Os recém- chegados (europeus) não lograram decifrar a humanidade e a existência de uma cultura nativa, vendo os indígenas como seres sem alma ou, no melhor dos casos, material bruto que deveria ser moldado pela imposição da cultura européia cristã. E os ameríndios, pelo menos a principio, aparentemente não se deram conta de que os europeus eram seres de carne e osso, que vinham para saquear e destruir.  

  • Letra D - degraça ks

     

    "O cão não ladra por valentia e sim por medo."