SóProvas


ID
5605492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à QVT na administração pública brasileira, um dos aspectos que mais gera sofrimento e perda da qualidade de vida no trabalho é

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO QUE PODE SER RESOLVIDA COM ENTENDIMENTO DE OUTRA COBRADA PELA BANCA:

    Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PG-DF Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - PG-DF - Analista Jurídico - Psicologia

    Texto associado

    A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

    Um dilema na implantação da gestão estratégica no setor público é a constante interferência política, que afeta a definição de metas e valores. (CERTO)

    JUSTIFICATIVA CREBRASPE: CERTO. De fato, a interferência política existente no setor público é um dilema da gestão estratégica de pessoas nesse setor, porque dificulta a precisão da definição da estratégia. 

    GABARITO: D

  • A questão solicita conhecimentos sobre qualidade de vida no trabalho.


    A qualidade de vida no trabalho refere-se a preocupação da organização no bem estar e saúde dos seus colaboradores no cotidiano de suas atividades. Acredita-se que, proporcionando melhorias na saúde física, psicológica, ambiental e social, possa melhorar o desempenho do colaborador.


    Alcançando maior qualidade de vida, os colaboradores estarão mais dispostos e motivados a realizarem suas tarefas  ativamente, proporcionando para a organização maiores níveis  de qualidade e de produtividade.


    Dentre as alternativas disponíveis, àquela que representa impacto negativo para os trabalhadores é a letra D. 


    De acordo com Estevam (2010) a descontinuidade do serviço das políticas públicas, fruto da interferência político-partidária acarreta cortes nos orçamentos, remanejamento e substituição de servidores e de projetos, troca de nome de programas, levando-as a um eterno recomeço”.



    Gabarito da professora: LETRA D


    Fonte: Estevam, D.O (2010). A contínua descontinuidade administrativa e de políticas públicas. Unesc.  v. 2, n. 2 (2010).