SóProvas


ID
5605513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta em relação à noção de absenteísmo nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    As causas e as consequências das ausências foram intensamente estudadas por pesquisas que mostram que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação para o trabalho, além de fatores internos e externos ao trabalho. A capacidade de assiduidade ao trabalho pode ser reduzida por barreiras à presença, como doenças, acidentes, responsabilidades familiares e particulares e problemas de transporte para o local de trabalho. A motivação para a assiduidade é afetada pelas práticas organizacionais (como recompensas à assiduidade e punições ao absenteísmo), pela cultura de ausência (quando faltas ou atrasos são considerados aceitáveis ou inaceitáveis) e atitudes, valores e objetivos dos funcionários. Organizações bem-sucedidas estão incentivando a presença e desestimulando as ausências ao trabalho por meio de práticas gerenciais e culturais que privilegiem a participação, ao mesmo tempo que desenvolvam atitudes, valores e objetivos dos funcionários favoráveis à participação

  • GABARITO: A

    Os motivos psicológicos constituem grande parcela das causas de faltas ao trabalho, ainda que recobertos por problemas de saúde física ou questões familiares.

    absenteísmo no trabalho diz respeito à ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período laboral, seja por algumas horas — como nos casos de atraso ou uma saída adiantada ao fim do expediente — ou até mesmo faltando por vários dias.

  • Qual erro da B?

  • A questão solicita conhecimentos sobre o absenteísmo do trabalho.


    O absenteísmo tem por definição a ausência do trabalhador na organização, devido a fatores como faltas, atrasos ou saídas antecipadas do serviço. E isso pode constituir como problema para organização devido a redução da jornada de trabalho e, consequentemente, a quebra de produção e lucro.


    Com isso, a organização deve estabelecer medidas que têm como prioridade reduzir ao máximo o  nível de absenteísmo organizacional. É interessante que haja investigação dessas causas de afastamento para que se possa estabelecer estratégias de intervenção. 


    Um fator que pode ser proveitoso para atingir esse objetivo é estabelecer políticas de valorização dos colaboradores, pois uma das maiores causas do absenteísmo são a falta de motivação, relações interpessoais insatisfatórias e falta de reconhecimento do trabalhador. A política de valorização permite que haja ampliação do comprometimento e responsabilidades da organização ao elevar a autoestima e motivação dos trabalhadores.


    Lembrando que além dos fatores psicológicos, fatores físicos também influenciam as faltas, como acidentes de trabalho e  disposição de móveis. Por isso, deve haver olhar voltado para ergonomia e segurança do trabalho também.



    Gabarito da professora: LETRA A