A questão solicita conhecimentos sobre o absenteísmo do trabalho.
O absenteísmo tem por definição a ausência do trabalhador na organização, devido a fatores como faltas, atrasos ou saídas antecipadas do serviço. E isso pode constituir como problema para organização devido a redução da jornada de trabalho e, consequentemente, a quebra de produção e lucro.
Com isso, a organização deve estabelecer medidas que têm como prioridade reduzir ao máximo o nível de absenteísmo organizacional. É interessante que haja investigação dessas causas de afastamento para que se possa estabelecer estratégias de intervenção.
Um fator que pode ser proveitoso para atingir esse objetivo é estabelecer políticas de valorização dos colaboradores, pois uma das maiores causas do absenteísmo são a falta de motivação, relações interpessoais insatisfatórias e falta de reconhecimento do trabalhador. A política de valorização permite que haja ampliação do comprometimento e responsabilidades da organização ao elevar a autoestima e motivação dos trabalhadores.
Lembrando que além dos fatores psicológicos, fatores físicos também influenciam as faltas, como acidentes de trabalho e disposição de móveis. Por isso, deve haver olhar voltado para ergonomia e segurança do trabalho também.
Gabarito da professora: LETRA A