GABARITO: LETRA C
A gestão de mudanças organizacionais (GMO) é uma disciplina da administração que propõe um conjunto de ações para preparar os membros de uma empresa para mudanças. Isso porque organizações são feitas de pessoas e essas precisam de um processo até que se adaptem às novidades e novas realidades.
Para isso, a gestão de mudanças avalia os aspectos atuais da organização e planeja como alocar recursos e modificar processos para que a transição seja feita.
Essas transformações podem ter um forte impacto na empresa como um todo, como na fusão com outra empresa ou mudanças mais pontuais, como o lançamento de um novo produto. Em todos os casos, elas impactam o dia a dia dos colaboradores e de outros stakeholders (pessoas afetadas pela organização) e, por isso, precisam ser bem administradas.
Uma mudança organizacional afeta as condições e ferramentas de trabalho dos colaboradores, a cultura interna, hierarquias e estruturas empresariais, a forma de medir a performance e resultados, dentre muitos outros impactos.
Quais os tipos de mudanças organizacionais?
Obviamente, as empresas passam diariamente por mudanças, adaptações e ao decorrer dos processos são encontradas inovações e melhorias para as questões práticas. Mas algumas transformações são tão profundas, que precisam passar por esse gerenciamento.
Mudanças estruturais
São as transformações que abrangem toda a arquitetura e níveis hierárquicos da empresa, demandam novas estratégias e metas. É o caso de um processo de internacionalização, por exemplo, em que é preciso se adaptar a novas culturas, formas de linguagem, modelos de gestão e, claro, novos objetivos.
Mudanças culturais
Fusões, aquisições ou a mudança na diretoria de uma empresa, por exemplo, pode trazer um enorme rompimento com a cultura organizacional a qual os funcionários já estavam acostumados. Uma nova forma de enxergar a realidade da empresa e do mercado impactam no comportamento de todos os envolvidos e alteram os valores da empresa, crenças e normas de funcionamento.
Mudanças tecnológicas
Um dos tipos mais comuns de mudanças atualmente está pautada na tecnologia. Com , modificar sistemas de gestão ou dispositivos usados no trabalho pode impactar fortemente nos resultados da organização – ganhando em produtividade, redução de custos, qualidade e outros.