-
Gabarito na alternativa B
Solicita-se classificação das orações que compõem o segundo período. O período em questão está transcrito abaixo, as estruturas que o compõem estão devidamente enumeradas:
"(1) Em plena era dos dados, (2) lidar com essa constatação (3) passa a ser um desafio (4) que vai definir o futuro do jornalismo e, especialmente, a sua inserção na, cada vez mais complexa, arena da informação pública."
A passagem é composta, respectivamente, de: (1) adjunto adverbial temporal; (2) oração subordinada substantiva subjetiva; (3) oração principal; (4) oração subordinada adjetiva restritiva.
Do exposto, percebe-se que o período é composto por subordinação.
-
"PASSA A SER UM DESAFIO QUE"
ESSE "QUE" DÁ A DICA
CAVALEIRO DE CRISTAL
-
Antes de mais nada, tenha consigo isto: majoritariamente, será o ponto final, o de exclamação e o de interrogação que encerrarão um período. Disso inferimos que vírgula e ponto e vírgula não os encerram.
Na questão em análise, deve-se considerar como segundo período tudo aquilo que está depois do ponto final colocado após o substantivo "dúvida". A seguir, transcrevo-o:
"Em plena era dos dados, lidar (1) com essa constatação passa a ser (2) um desafio que vai definir (3) o futuro do jornalismo e, especialmente, a sua inserção na, cada vez mais complexa, arena da informação pública."
No período acima, destaquei as três orações, classificadas nesta ordem:
1) Subordinada substantiva subjetiva, ou seja, exerce função de sujeito;
2) Principal ou subordinante em relação à primeira e à terceira;
3) Subordinada adjetiva restritiva.
Obs 1.: em "passa a ser" há uma locução verbal cujo auxiliar (passa) é integrante do grupo de auxiliares acurativos.
Obs 2.: "Em plena era dos dados", "especialmente" e "cada vez mais complexa" são adjuntos adverbiais.
Letra B
-
.
-
Minha contribuição.
Chama-se “período composto” o período que apresenta mais de uma oração. Para que seja possível isso ocorrer, deve haver um processo de composição do período. Usualmente, dois processos concorrem para a formação de um período.
Coordenação: é o processo em que não há dependência sintática entre as orações. Ou seja, estruturalmente elas são autônomas.
Subordinação: é o processo em que há uma dependência sintática entre as orações. Isso quer dizer que uma oração (subordinada) desempenhará alguma função em relação a outra (principal).
Fonte: Jamilk
Abraço!!!
-
"Em plena era dos dados, lidar com essa constatação passa a ser um desafio que vai definir o futuro do jornalismo" está diferamente relacionado/subordinado a "quanto mais dados chegam ao nosso conhecimento, maiores são as nossas incertezas e dúvidas"
-
Gab b! orações = verbos.
Relação de subordinação entre elas.