SóProvas


ID
5606197
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Amazon pega, mata e come


            Foi-se embora a Livraria São José, sebo mais antigo do Rio de Janeiro, fundado há 85 anos – e todo mundo acha normal. Ora, tudo não está morrendo ao nosso redor? Por que livrarias, logo elas, iriam escapar à destruição que atinge o país inteiro? É a vida – ou a morte – que segue.

            Em sua fase espetacular – entre as décadas de 40 e 60 –, a São José chegou a ter três lojas e estoque de 100 mil livros. Tornou-se editora e promoveu tardes de autógrafos. A primeira foi um luxo: “Itinerário de Pasárgada”, de Manuel Bandeira, em 1954. Eram concorridíssimas – não se sabe se pelos autores ou se pelas “madrinhas” deles, beldades como Tônia Carrero e Odette Lara.

            Ponto de encontro de intelectuais, estudantes e buquinadores1 profissionais, fuçando nas estantes e bancadas poderiam ser vistos lado a lado figuras tão díspares como o ex-presidente Eurico Gaspar Dutra e o romancista Lúcio Cardoso. Matando aula na Faculdade Nacional de Filosofia, foi lá que o cronista Ruy Castro começou sua invejada coleção de livros.

            Não “essenciais”, as livrarias cariocas estão fechadas para cumprir o recesso sanitário. É um setor do comércio que, com a pandemia, recorreu sobretudo à atividade online. Melhor do que ninguém a Amazon sabe disso e se aproveita para complicar ainda mais a vida de livreiros e editores. Em recente e-mail, a gigante norte-americana pediu descontos maiores e aumento na cobrança de taxas de marketing.

            Na arte do oportunismo, a Amazon é o carcará de João do Vale na seca do sertão: pega, mata e come2 .


1Buquinar: buscar e comprar livros usados em livrarias, bancas, sebos.

2Referência à letra da música “Carcará”, de João do Vale.


(Alvaro Costa e Silva. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ alvaro-costa-e-silva/2021/03/a-amazon-pega-mata-e-come.shtml. 29.03.2021. Adaptado)

O termo destacado na frase do 2º parágrafo – ... não se sabe se pelos autores ou se pelas “madrinhas” deles, beldades como Tônia Carrero e Odette Lara. – é empregado pelo autor para expressar, em sentido 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    ➥ Quando o autor diz que as mulheres que acompanhavam o autor eram beldades, ele nos diz que eram pessoas belas, bonitas. Essas meninas eram tão belas que ele fica em dúvida se o pessoal ia à livraria pelo autor do livro ou pelas acompanhantes dele.

    Por isso:

    (A) próprio, a ideia de que as duas mulheres eram frequentadoras assíduas do local.

    (B) figurado, a ideia de que as duas mulheres esbanjavam muito dinheiro na livraria.

    (C) próprio, a ideia de que as duas mulheres eram amáveis com os visitantes do local.

    (D) figurado, a ideia de que as duas mulheres se destacavam pela beleza física.

    (E) próprio, a ideia de que as duas mulheres tinham uma postura presunçosa.

    • Presunçoso: que ou aquele que se supõe melhor, mais bonito, superior, mais inteligente, mais capaz etc., que os demais; presumido, vaidoso, presuntuoso.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • discordo desse gabarito, beldades está sendo utilizado em seu sentido literal, designando mulheres possuidoras de extrema beleza, não havendo sentido figurado.
  • Também discordo do gabarito. A palavra "beldades" foi usada em sentido próprio. A resposta correta seria alternativa E. Ou então, deveria ser anulada.

  • Na verdade está correto o gabarito D, pois ele utiliza o termo beldade como METONÍMIA, que é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal.

  • Gabarito de maluco

  • Característica ou particularidade do que é belo; 

    PELO TEXTO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE A PALAVRA "BELDADE" SIGINIFICA "MULHERES MUITO BONITAS", "MULHERES LINDAS"

    POR ISSO A RESPOSTA CORRETA É A ALTERNARIVA D.

  • A questão exige interpretação textual, conhecimento vocabular e conceitos de linguagem.

    Segundo o Dicionário de Oxford, “beldade” significa “1. qualidade do que é belo; beleza / 2. (por metonímia) pessoa do sexo feminino fisicamente bela; mulher que chama a atenção pela beleza”. Metonímia é uma “figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado”.

    Desse modo, entende-se por interpretação do texto que o sentido da palavra é o segundo possível, sendo, pois, uma metonímia, o que traz a ideia de sentido figurado, ou seja, não literal. Assim, o gabarito é a letra D.

    GABARITO: LETRA D

  • Segundo o google (dicionário de Oxford traduzido pelo Bing):

    Beldade (SUBSTÂNTIVO) tem os seguintes significados:

    1. figurado
    2. pessoa do sexo feminino fisicamente bela; mulher que chama a atenção pela beleza

    1. formal
    2. qualidade do que é belo; beleza
    3. "a beldade de uma paisagem"

    1. informal
    2. mulher com quem se namora ou se mantêm relações extramatrimoniais; namorada, amante.

    Não adianta reclamar, comparado aos absurdismos das bancas, essa está até tranquila. Vide comentário do colega Lucas, indicando o caminho da eliminação.