-
Erro em vermelho:
I. A variação de grau, concernente aos adjetivos, torna-se materializada quando se deseja comparar ou intensificar as características a que lhes são atribuídas. Para tanto, este se subdivide em duas modalidades: o grau absoluto e o elementar.
O grau de um adjetivo pode ser absoluto (igualdade, inferioridade e superioridade) ou superlativo(sintético, analítico e relativo)
O que se confunde às vezes é o grau superlativo relativo, que pode ser de superioridade e inferioridade, com o grau absoluto (igualdade, inferioridade e superioridade). Mas basta lembrar que:
~>Superlativo relativo: comparando com outros seres que possuem a mesma qualidade, um sobressai-se por possuí-la em grau maior ou menor que os demais.
Pedro é o mais inteligente de todos.
~>Comparativo: um ser possui determinada qualidade em grau superior, igual ou inferior a outro; o mesmo ser possui uma qualidade superior, igual ou inferior a outra que também possui.
Pedro é mais inteligente que joão
III. Classificam-se como substantivos simples aqueles que, em termos estruturais, apresentam somente um radical. Exemplos: guarda-roupa – girassol – passatempo – pombo-correio. Os compostos são aqueles que apresentam mais de um radical. Exemplos: livro – caneta – papel – casa – flor.
Houve uma inversão dos conceitos com os exemplos.
-
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre morfologia. O candidato deve analisar a veracidade de cada assertiva. Vejamos:
I. Falsa.
Os adjetivos quanto ao seu grau se dividem em absoluto e relativo. O absoluto mantém uma superioridade ou inferioridade sem mencionar outro ser ou conjunto. Ex: João era o mais inteligente.
Por outro lado, o relativo mantém uma relação de inferioridade ou superioridade sobre outro elemento. Ex: João era mais inteligente que seus amigos.
II. Verdadeira.
De fato, os artigos indicam particularidade ou generaliza como visivelmente demarcadas em: o garoto, a garota e as crianças.
III. Falsa.
A banca examinadora inverteu os exemplos, pois colocou substantivos compostos como exemplos de substantivos simples e no exemplo de substantivo simples também inverteu.
Portanto, somente uma assertiva correta.
Gabarito: B
-
Banca chata...
-
CUIDADO! HÁ COMENTÁRIOS ERRÔNEOS.
I. A variação de grau, concernente aos adjetivos, torna-se materializada quando se deseja comparar ou intensificar as características a que lhes são atribuídas. Para tanto, este se subdivide em duas modalidades: o grau absoluto e o elementar.>> Comparativo e Superlativo.
II. Os artigos se perfazem de determinadas características que lhes são específicas, dentre elas o fato de serem passíveis de flexões, tanto de número quanto de gênero. Como visivelmente demarcadas em: o garoto, a garota e as crianças.
III. Classificam-se como substantivos simples aqueles que, em termos estruturais, apresentam somente um radical. Exemplos: guarda-roupa – girassol – passatempo – pombo-correio. Os compostos são aqueles que apresentam mais de um radical. Exemplos: livro – caneta – papel – casa – flor.>> Exemplos de substantivo composto e exemplos de substantivo simples respectivamente.
-
II. Os artigos se perfazem de determinadas características que lhes são específicas, dentre elas o fato de serem passíveis de flexões, tanto de número quanto de gênero. Como visivelmente demarcadas em: o garoto, a garota e as crianças.
Por saber que a palavra ''crianças'' de ''as crianças'' ser um substantivo sobrecomum e o artigo não flexionaria, errei a questão.
-
Letra B. Apenas uma alternativa verdadeira...o item II é o único verdadeiro.