SóProvas


ID
5611174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Caso seja criado um território na estrutura político-administrativa,

I competirá à União os impostos estaduais e municipais caso ele não seja dividido em municípios.

II será assegurada a transferência de parcela do montante da arrecadação do IOF-Ouro à União no caso de operação de origem do ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial ocorrida no território.

III caberá aos municípios, caso existam, a totalidade do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural relativamente aos imóveis neles situados, incondicionalmente.

Assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    I. competirá à União os impostos estaduais e municipais caso ele não seja dividido em municípios.

    Art. 33, §1º, CF/88. Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título.

    Art. 147, CF. Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    .

    II. será assegurada a transferência de parcela do montante da arrecadação do IOF-Ouro à União no caso de operação de origem do ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial ocorrida no território.

    ERRADO. A transferência será aos Estados, DF, Territórios e Municípios.

    Art. 153, §5º, CF. O ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial, sujeita-se exclusivamente à incidência do imposto de que trata o inciso V do "caput" deste artigo [IOF], devido na operação de origem; a alíquota mínima será de um por cento, assegurada a transferência do montante da arrecadação nos seguintes termos:

    I - trinta por cento para o Estado, o Distrito Federal ou o Território, conforme a origem;

    II - setenta por cento para o Município de origem.

    .

    III. caberá aos municípios, caso existam, a totalidade do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural relativamente aos imóveis neles situados, incondicionalmente.

    ERRADO. Se os municípios quiserem receber a totalidade do produto da arrecadação do ITR devem obedecer a certas condições.

    Art. 158, CF. Pertencem aos Municípios:

    II - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III;

    Art. 153, §4º, CF. O imposto previsto no inciso VI do caput [ITR]:

    III - será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.

  • No item II, acredito que seja necessário considerar a premissa da questão "Caso seja criado um território na estrutura político-administrativa". Desta forma, o IOF-Ouro supostamente devido aos Estados (30%) e Município de origem (70%) não será revertido a União, por determinação do art. 147, CF/88? Alguem sabe explicar?

  • Creio que o imposto de um território , relativo ao IOF ,que não seja divido em municípios , caneta a totalidade ao território
  • No item II o erro é simples: o IOF é imposto de competência da União. Logo, a arrecadação é direta, não por meio de transferência.

  • O ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial --> exclusivamente --> IOF --> Estados, DF [30%] Município [70%] ou Território. NAO VAI PARA UNIAO.

  • Acredito que o erro da "II" seja porque se fala que a transferência da receita do IOF será em favor da UNIÃO, quando na realidade, o correto seria dizer que seria em favor Estado, o Distrito Federal,Território ou ,conforme o caso, ao Município de origem, nos termos da CF.

  • II errada- não há transferência para a União. É ela que arrecada o IOF.

  • II - Na hipótese, a UNIÃO ficará com 100% e não "parcela" do IOF-Ouro.