Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a introdução alimentar dos bebês é necessário termos alguns cuidados. O candidato deve indicar a veracidade de cada assertiva. Vejamos
I. Verdadeira.
Estimular a criança a deglutir, tomando o cuidado para que ela não se engasgue, uma das maneiras é não colocar muita comida ao mesmo tempo, não dar alimentos com tamanhos exagerados, não dar mamadeiras com a criança deitada. Os pais podem perceber que a criança está se engasgando ao ter espirro, tosse ou choro durante a alimentação.
II. Verdadeira.
De fato, uma alimentação saudável é aquela que oferece variedade de alimentos que contenham nutrientes diferentes, por exemplo, carne, fruta, legumes e derivados e cereais.
III. Verdadeira.
"Segundo especialistas não devemos forçar as crianças a comer, considerando que elas mesmas sabem quando precisam comer ou não. Pois, como todo ser humano elas também percebem quando precisam comer e quando é preciso parar. Porém, se elas são constantemente pressionadas para que terminem o prato, não estarão escutando seu próprio corpo, mas sim as imposições que lhes são feitas.
Segundo nutricionistas, os pequenos não devem receber insistência por parte dos pais a comerem algo que não querem, mais do que desejam ou mais rápido do que podem, pois se não só haverá resultados negativos.
Mas também, é importante que os pais tenham em conta que as crianças são, precisamente, crianças. São menores do que os adultos e por isso sua dieta é diferente. Principalmente, quando são menores. Seus estômagos são menores e por isso não se pode esperar que suas porções sejam do mesmo tamanho que as dos adultos.
Consequências
Grande parte dos pais acredita estar fazendo bem ao obrigar as crianças a comer algo que não gosta ou para que termine o prato por inteiro. Mas segundo especialistas isso não é a verdade, pois insistir com a criança pode causar rejeição em relação ao alimento que estão tentando fazê-la comer.
Por outro lado, se o pequeno continua comendo apesar de satisfeito estará consumindo mais alimentos do que precisa. E quando uma criança come mais do que precisa pode surgir problemas de sobrepeso."
Não se deve obrigar a criança a comer
Referência bibliográfica: GAZETA. Por que não devemos obrigar as crianças a comer? Acesso em 16 de março de 2022.
Gabarito: E