SóProvas


ID
5614027
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ubá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão.


TEXTO II

Mudanças imutáveis

“Se você não consegue fugir, é muito corajoso”

Millôr Fernandes

Olin-Pin, abastado negociante de óleos e arroz, vivia numa imponente mansão em Kin-Tipê, na China. Sua posição social e sua mansão só não eram perfeitas porque, à direita e à esquerda da propriedade, havia dois ferreiros que ferravam ininterruptamente, tinindo e retinindo malhos, bigornas e ferraduras. Olin-Pin, muitas vezes sem dormir, dado o tim-pin-tin, pan-tan-pan a noite inteira, resolveu chamar os dois ferreiros e ofereceu a eles 1.000 ienes de compensação, para que ambos se mudassem com suas ferrarias. Os dois ferreiros acharam tentadora a proposta (um iene, na época, valia mil dólares) e prometeram pensar no assunto com todo empenho. E pensaram. E com tanto empenho que, apenas dois dias depois, prevenidamente acompanhados de advogado, compareceram juntos de Olin-Pin. E assinaram contrato, cada um prometendo se mudar de lugar dentro de 24 horas. Olin-Pin pagou imediatamente os 1.000 ienes prometidos a cada um e foi dormir feliz, envolvido em lençóis de seda e adorável silêncio. Mas no dia seguinte acordou sobressaltado, os ouvidos estourando com o mesmo barulho de sempre. E quando ia reclamar indignamente pela quebra de contrato, verificou que não tinha o que reclamar. Os dois ferreiros tinham cumprido fielmente o que haviam prometido.Ambos tinham se mudado. O ferreiro da direita tinha se mudado para a esquerda, e o da esquerda tinha se mudado para a direita.

FERNANDES, Millôr. 100 Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Nos trechos a seguir, foi identificada, entre parênteses, a função sintática das palavras destacadas.

I. Olin-Pin, abastado negociante de óleos e arroz, vivia numa imponente mansão em Kin-Tipê, na China. (adjunto adverbial)

II. Os dois ferreiros acharam tentadora a proposta”. (predicativo do objeto)

III. Olin-Pin pagou imediatamente os 1.000 ienes prometidos a cada um e foi dormir feliz, envolvido em lençóis de seda e adorável silêncio. (predicativo do sujeito)

IV. Mas no dia seguinte acordou sobressaltado, os ouvidos estourando com o mesmo barulho de sempre. (adjunto adnominal)

Estão corretas as funções sintáticas identificadas em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    A

    I, II, III e IV.

  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    I. Olin-Pin, abastado negociante de óleos e arroz, vivia numa imponente mansão em Kin-Tipê, na China. (adjunto adverbial).

    Correta. A construção destacada é adjunto adverbial locativo composto de preposição + substantivo;

    II. Os dois ferreiros acharam tentadora a proposta. (predicativo do objeto).

    Correta. O verbo "achar", no contexto em tela, é verbo que chamamos transitivo predicativo. São verbos que selecionam um objeto direto seguido necessariamente de um predicativo do objeto que lhe complemente o sentido.

    O adjetivo "tentadora" cumpre presente função em relação ao objeto direto "a proposta";

    III. Olin-Pin pagou imediatamente os 1.000 ienes prometidos a cada um e foi dormir feliz, envolvido em lençóis de seda e adorável silêncio. (predicativo do sujeito).

    Correta. A locução "foi dormir" é intransitiva, sendo o adjetivo "feliz" um caracterizador do sujeito que se relaciona momentaneamente com a ação. É predicativo do sujeito;

    IV. Mas no dia seguinte acordou sobressaltado, os ouvidos estourando com o mesmo barulho de sempre. (adjunto adnominal).

    Correta. A construção "no dia seguinte" é adjunto adverbial temporal. Em seu seio encontramos o substantivo "dia", que é acompanhado do adjetivo que lhe amplia o sentido "seguinte". O termo é por certo adjunto adnominal do respectivo substantivo.

  • A questão é de sintaxe e quer que marquemos a alternativa em que estão corretas as funções sintáticas. Vejamos: 

     .

    I. Olin-Pin, abastado negociante de óleos e arroz, vivia numa imponente mansão em Kin-Tipê, na China. (adjunto adverbial)

    Certo. "Na China" é um adjunto adverbial de lugar.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    II. Os dois ferreiros acharam tentadora a proposta”. (predicativo do objeto)

    Certo. "Tentadora" é o predicativo do objeto, já que se refere ao objeto direto "a proposta" (acharam a proposta tentadora).

    Predicativo do objeto: quando o adjetivo se refere ao objeto. Ex.: Eu comprei livros usados. (“usados” é o predicativo do objeto, pois se refere ao objeto direto “livros”).

     .

    III. Olin-Pin pagou imediatamente os 1.000 ienes prometidos a cada um e foi dormir feliz, envolvido em lençóis de seda e adorável silêncio. (predicativo do sujeito)

    Certo. "Feliz" é o predicativo do sujeito, já que se refere ao sujeito Olin-Pin (Olin-Pin foi dormir feliz).

    Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Se prende ao sujeito por um verbo de ligação. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes” é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos”)

     .

    IV. Mas no dia seguinte acordou sobressaltado, os ouvidos estourando com o mesmo barulho de sempre. (adjunto adnominal)

    Certo. "Seguinte" faz parte do adjunto adverbial de tempo "no dia seguinte".

     .

    Gabarito: Letra A

  • I) Quando o adjunto adverbial vem na posição normal da oração (na posição final), só colocamos o sinal de pontuação da vírgula para enfatizar uma oração. Se, por alguma razão, o fato de ter sido hoje fez grande diferença, pode-se dizer:

    Eu comprei um carro, hoje