SóProvas


ID
5614633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I

   A pandemia transformou a rotina de diversas pessoas ao redor do mundo, principalmente em relação à sustentabilidade.
   Dentro de casa, aumentou a percepção quanto à importância de modelos de consumo mais conscientes e responsáveis, como a escolha de produtos mais duráveis e menos geradores de resíduos. No entanto, a transformação mais significativa, que deveria vir das empresas, ainda é relativamente tímida.
   De acordo com Mariana Schuchovski, professora de Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios, a disseminação do vírus é resultado do atual modelo de desenvolvimento, que fomenta o uso irracional de recursos naturais e a destruição de hábitats, como florestas e outras áreas, o que faz que animais, forçados a mudar seus hábitos de vida, contraiam e transmitam doenças que não existiriam em situações normais. “Situações de desequilíbrio ambiental, causadas principalmente por desmatamento e mudanças de clima, aumentam ainda mais a probabilidade de que zoonoses, ou seja, doenças de origem animal, nos atinjam e alcancem o patamar de epidemias e pandemias”, explica a professora.
   A especialista aponta que todos nós, indivíduos, sociedade e empresas, precisamos entender os impactos desta pandemia no meio ambiente e na sustentabilidade bem como refletir sobre eles e, principalmente, sobre a sua relação inversa: o impacto da (in)sustentabilidade dos nossos modelos de produção e consumo como causador desta pandemia. “Toda escolha que fazemos pode ser para apoiar ou não a sustentabilidade”, diz Mariana. Por outro lado, para que possamos fazer melhores escolhas e praticar o verdadeiro consumo consciente, é necessário que, em primeiro lugar, as empresas realizem a produção consciente, assumindo sua verdadeira responsabilidade pelos impactos que causam. 

Internet: <www.ecodebate.com.br> (com adaptações).

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item que se segue.


O período “‘Toda escolha que fazemos pode ser para apoiar ou não a sustentabilidade’, diz Mariana” (quarto parágrafo) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Mariana afirma que toda escolha que é feita pode ter o objetivo de apoiar ou não a sustentabilidade. 

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Eu entendi erro na crase , porém o Prof do estratégia vislumbrou possibilidade de recurso e deus outra explicação.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-ibama-recursos-tecnico-ambiental/

  • O período “‘Toda escolha (que fazemos)= voz Ativa pode ser para apoiar ou não a sustentabilidade’, diz Mariana” (quarto parágrafo) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Mariana afirma que toda escolha que (é feita) voz passiva analítica pode ter o objetivo de apoiar ou não a sustentabilidade. 

    Assim, mudou de voz Ativa para passiva analítica. Logo, o sentido é alterado, porém a questão não fala em sentido.

    Gabarito: Certo.

    PPPE 2022.

  • TEXTO DA QUESTÃO: O período “’Toda escolha que fazemos pode ser para apoiar ou não a sustentabilidade’, diz Mariana” (quarto parágrafo) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Mariana afirma que toda escolha que é feita pode ter o objetivo de apoiar ou não a sustentabilidade.

    GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

    GABARITO PRETENDIDO: CERTO

    FUNDAMENTAÇÃO:

    O enunciado é claro ao propor uma reescritura que mantenha a correção gramatical, apenas. Para tanto, o item foi considerado, em gabarito preliminar, como errado, mas, com todo o respeito à Banca, discorda-se desse gabarito, pelos fundamentos apresentados a seguir.

    O trecho delimitado no item apresenta a fala da professora de sustentabilidade sobre escolhas e o apoio à sustentabilidade, A citação direta, com a utilização de aspas e uso dos elementos de discurso direto confirmam tal estrutura linguística.

    A proposta de reescritura, por sua vez, tem como base a transposição do discurso direto para o indireto. Sobre essa transposição, BECHARA (“Moderna Gramática Portuguesa”. Lucerna, 2001) e CEGALLA (“Moderna Gramática Portuguesa”. Nacional, 2008) são enfáticos ao afirmarem que, além da manutenção da correlação verbal, é necessário que sejam mantidos o verbo declarativo (dizer, afirmar, ponderar, confessar, responder etc.) e a fala que, em discurso direto é apresentada entre aspas, será transformada em oração subordinada substantiva.

    Ao retomar o trecho do enunciado, observam-se todos os elementos de transposição de discursos utilizados de forma correta, quais sejam (I) correlação verbal: Presente do Indicativo (“fazemos”, “pode” e “diz”) para Presente do Indicativo (“afirma”, “é feita”); (II) manutenção de verbo discendi ou declarativo (“diz” e “afirma”) e a transformação em oração subordinada substantiva (“que toda escolha que é feita pode ter o objetivo de apoiar ou não a sustentabilidade”).

    Dessa forma, constata-se que ambas as orações (original e reescrita) estão gramaticalmente corretas.

    Ressalte-se ainda que o item não traz o comando de manutenção de sentido ou coerência textuais, o que não leva o candidato a se ater, exclusivamente, à correção gramatical.

    Assim, com todo o respeito e consideração à Banca e seus examinadores, requer, portanto, a ALTERAÇÃO do gabarito preliminar para se considerar o item CERTO, a partir da fundamentação supra.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Errei a questão, porém fica o questionamento:

    O enunciado é claro ao propor uma reescritura que mantenha a correção gramatical, apenas?

    Pelo que entendi, Sim. Sendo assim, está correta ao ponto de Bechara.

  • A questão pede para analisar conforme os aspectos gramaticais

    Não vejo erro gramatical na questão.

    Se fosse alteração de sentido tudo bem. Mas fazer o quê.

  • Questão no mínimo duvidosa. A questão pede: "poderia ser corretamente reescrito", ou seja, se existe algum erro de gramática.

    A escrita origina está na voz ativa: "Toda escolha que fazemos", na reescritura o trecho foi passado para a voz passiva: "toda escolha que é feita", portanto não há prejuízo gramatical, o que muda é a ênfase, pois a voz passiva é menos enfática que a voz ativa. Para alguns gramáticos, essa mudança de ênfase não causa nem mudança no sentido.

  • Pessoal, eu marquei como certo também, mas a questão não fala apenas de correção gramatical, CUIDADO. 'Pode ser reescrito' significa tanto aspecto gramatical quanto semântico.

    GABARITO PRELIMINAR DA BANCA - ERRADO

    GABARITO DEFINITIVO - ANULADO

    JUSTIFICATIVA: Deferido com anulação. Prejudicou-se o julgamento do item por poder se considerar que não houve manutenção de todos os elementos presentes no texto original.

  • GABARITO DEFINITIVO: QUESTÃO ANULADA!!!