SóProvas


ID
5615788
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à defesa do Estado e das instituições democráticas, bem como quanto à ordem social, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Em relação à defesa do Estado e das instituições democráticas, bem como quanto à ordem social, assinale a alternativa correta. A CORRETO ART.136 parágrafo 2 O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação. B Errado (É vedado) Na vigência do estado de defesa, é permitida a incomunicabilidade do preso.   C Errado (polícia penal) Às polícias militares, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais. D Errado (facultativo) O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino médio. E Errado (65) Aos maiores de sessenta anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos
  • CORRIGINDO:

    (A) - O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    Correta, conforme artigo 136 paragrafo § 2º - CF/88.

    (B) - Na vigência do estado de defesa, é VEDADA a incomunicabilidade do preso.

    Art. 136 parágrafo 3° inciso IV

    (C) - Às POLICIAS PENAIS, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais. 

    Art. 144 paragrafo 5°

    (D) - O ensino religioso, de matrícula FACULTATIVA, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino médio. 

    Art. 210 parágrafo 1°

    (E) - Aos maiores de SESSENTA E CINCO anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

    Art. 230 parágrafo 2°

    GAB A

  • Leitura do parágrafo segundo do artigo 136 da CF.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre defesa do Estado e ordem social.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 136, §2º: “O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação”.

    B- Incorreta. Pelo contrário, na vigência do estado de defesa é vedada a incomunicabilidade do preso. Art. 136, §3º, IV, CRFB/88: “Na vigência do estado de defesa: (...) IV - é vedada a incomunicabilidade do preso. (...)”.

    C- Incorreta. Às polícias penais, e não às polícias militares, cabe a segurança dos estabelecimentos penais. Art. 144, § 5º-A, CRFB/88: "Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais”.

    D- Incorreta. O ensino religioso, de matrícula facultativa, e não obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, e não médio. Art. 210, § 1º, CRFB/88: "O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.

    E- Incorreta. Aos maiores de sessenta e cinco anos, e não sessenta, é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. Art. 230, § 2º, CRFB/88: "Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca da defesa do Estado e da Ordem Social. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Art. 136, §2º, CF. O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.”

    B. ERRADO.

    “Art. 136, §3º, CF. Na vigência do estado de defesa:

    IV - é vedada a incomunicabilidade do preso.”

    C. ERRADO.

    “Art. 144, § 5º, CF. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.”

    D. ERRADO.

    “Art. 210, § 1º, CF. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.”

    E. ERRADO.

    “Art. 230, § 2º, CF. Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.”

    Gabarito: Alternativa A.

  • GAB-A

    O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    ART.136

    § 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    Tempo é aquilo que o homem está sempre tentando matar.

  • ART 136,CF/88 >>>>>§ 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    GABARITO:A

  • gab: A

    • No Estado de Defesa o prazo não será superior a 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    • No Estado de Sítio pode haver sucessivas prorrogações (desde que o prazo seja de até 30 dias), exceto no caso de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira, hipótese em que poderá ser decretado por todo o tempo que perdurar a guerra ou a agressão armada estrangeira.
  • Gab: A

    SÍTIO - S DE SOLICITA

    DEFESA - D DE DECRETA

  • Gabarito: letra A

    ESTADO DE DEFESA --> : 30 dias (prorrogável uma única vez por igual período)

    ESTADO DE SÍTIO --> o próprio decreto indicará