SóProvas


ID
5617390
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder questão a seguir.

Sócrates e a fofoca

Na Grécia antiga, Sócrates era um mestre reconhecido por sua sabedoria. Certo dia, o grande filósofo se encontrou com um conhecido que lhe disse:

- Sócrates, sabe o que acabo de ouvir sobre um de seus alunos?

- Um momento, respondeu Sócrates. Antes de me dizer, gostaria de que você passasse por um pequeno teste. Chama-se "Teste dos 3 filtros".

- Três filtros?

- Sim, continuou Sócrates. Antes de me contar o que quer que seja sobre meu aluno, é bom pensar um pouco e filtrar o que vais me dizer. O primeiro filtro é o da Verdade. Estás completamente seguro de que o que me vai dizer é verdade?

- Bem... Acabo de saber...

- Então, sem saber se é verdade, ainda assim quer me contar? Vamos ao segundo filtro, que é o da Bondade. Quer me contar algo de bom sobre meu aluno?

- Não, pelo contrário. - Então, interrompeu Sócrates, queres me contar algo de ruim sobre ele, que não sabes se é verdade! Ora veja! Ainda podes passar no teste, pois ainda resta o terceiro filtro, que é o da Utilidade. O que queres me contar vai ser útil para mim?

- Acho que não muito.

- Portanto, concluiu Sócrates, se o que você quer me contar pode não ser verdade, não ser bom e pode não ser útil, então para que contar?

Esse episódio demonstra a grandeza de Sócrates e porque era tão estimado.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

No fragmento: "Esse episódio demonstra a grandeza de Sócrates e porque era tão estimado.", as orações relacionam-se sintaticamente através do processo de:

Alternativas
Comentários
    • Oração 1: "Esse episódio demonstra a grandeza de Sócrates [...]"
    • Oração 2: " [...] e porque era tão estimado."

    Podemos observar que entre as referidas orações não há relação de subordinação, sendo ambas independentes sintaticamente. Isso significa que elas estão relacionadas apenas por coordenação, sendo a primeira uma oração coordenada assindética e a segunda uma oração coordenada sindética, porque conta com a presença do chamado síndeto, qual seja, o conectivo 'e'.

    Gabarito: A

  • CUIDADO

    A questão é problemática e possui gabarito incorreto. Há erro grosseiro da banca.

    Solicita-se classificação da relação estabelecida entre orações em:

    "Esse episódio demonstra a grandeza de Sócrates e porque era tão estimado."

    De saída, é mister que o aluno perceba que se está diante de duas orações, respectivamente representadas pelos verbos "demonstrar" e "ser".

    A primeira oração, "esse episódio demonstra", construída com verbo transitivo direto, possui dois complementos coordenados em adição: "a grandeza de Sócrates" e "porque Sócrates era tão estimado";

    Percebam que o trecho pode ser grafado indistintamente com a supressão de um ou de outro complemento direto:

    "Esse episódio demonstra a grandeza de Sócrates."

    "Esse episódio demonstra porque Sócrates era tão estimado."

    Temos então que a passagem é composta de uma oração principal seguida de dois complementos, um objeto direto não oracional e uma oração subordinada substantiva objetiva direta, esta inserta pela conjunção "porque" (por qual motivo) em função imprópria de conjunção integrante.

    A conjunção aditiva "e" não se presta a encadear orações, mas apenas serve de ligação entre objetos enumerados, um dos quais oracional. A relação que se estabelece entre orações é de subordinação, existindo coordenação apenas entre complementos diretos, não entre orações.

    Gabarito da banca na alternativa A

    Gabarito correto na alternativa E