GABARITO: A
a) os advérbios “sempre” e “mesmo” no segundo parágrafo, expressam, correta e respectivamente, ideia de tempo (1 - ✓) e afirmação (2 - ✓).
➥ Frase: "e não foi sempre tão gostosa, mesmo, essa manha sem fim dos sapos no banhado?"
1- Essa manha sem fim dos sapos no banhado é gostosa quando? Sempre. A manha dos sapos é gostosa a todo tempo. Sempre, nesta frase, é advérbio de tempo.
2- Veja que o mesmo (advérbio de intensidade) reforça o que o autor diz na frase. Trocando por outra palavra para perceber a afirmação: "essa manha é realmente muito gostosa", "essa manha é decerto, de fato, indubitavelmente muito gostosa".
b) as conjunções “pois” e “e”, no segundo parágrafo, expressam, correta e respectivamente, ideia de explicação (1 - x) e comparação (2 - x).
➥ Frase: "ouçam, pois, ouçam todos com o seu melhor ouvido o bicho-nenê. Ouçam-no todos os que se julgam amantes fiéis da Natureza, e ficarão felizes".
1- O pois, quando está depois do verbo (entre vírgulas), possui sentido conclusivo: "este assunto não tem importância; devemos, pois (=portanto), retirá-lo da pauta". É o que acontece na questão: "ouçam, portanto, ouçam todos com o seu melhor ouvido...". Organizando: "... essa manha é tão gostosa. Portanto, ouçam todos o bicho-nenê".
2- O "e" aqui, pessoal, traz o sentido de consequência à frase. Observem: "... ouçam-no todos os que se julgam amantes fiéis da Natureza, e (então) ficarão felizes". O fato de eu ouvir o bicho-nenê (causa), faz com que eu fique feliz (consequência). Por ouvir o bicho nenê (causa), eu ficarei feliz (consequência)
c) os adjetivos “chinfrim” (1 - ✓) e “primordial” (2 - x), no primeiro parágrafo, atribuem sentido pejorativo aos substantivos a que se referem.
➥ Frase: "é só imaginarem que estão ouvindo, não o choro chinfrim do pimpolho, mas a velha, primordial canção da saparia às estrelas".
1- Chinfrim, realmente, traz um sentido pejorativo (=negativo) à frase. Chinfrim significa algo barulhento.
2- "Canção primordial" significa "canção dos primórdios, da origem". O segundo adjetivo não é empregado com sentido pejorativo.
d) os substantivos “bicho-nenê” (1 - x) e “saparia” (2 - ✓) , no primeiro parágrafo, expressam ideia de coletivo e podem ser considerados sinônimos.
➥ Frase: "Lili chamava o sapo de bicho-nenê (...) é só imaginarem que estão ouvindo (...) a primordial canção da saparia às estrelas".
1- Pessoal, bicho-nenê não expressa ideia de coletivo. Por quê? Porque não foi empregado para caracterizar um grupo de indivíduos, e sim um indíviduo em específico (o sapo de Lili).
2- Saparia é o substantivo coletivo de sapo e, portanto, nos traz a ideia de coletividade.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
GABARITO - A
Apenas acrescento ao já dito pelo colega:
I) Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros.
Ele sempre chegava atrasado na aula.
II) O vocábulo “mesmo” estará correto sempre que denotar sentido de certeza, como, por exemplo, “justamente”, “de fato”, “certamente”, etc.
- É nesse local mesmo que eu deixei minhas coisas.
Bons Estudos!!!!