SóProvas


ID
5621314
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4 - Inquérito Policial

“O primeiro passo para delimitar os aspectos gerais do que seria o inquérito policial pode partir do próprio vernáculo, inquérito, que pode ser entendido como ‘ato ou efeito de inquirir; conjunto de atos ou diligências com o que se visa a apurar alguma coisa’, ao passo que o verbo inquirir, do qual o substantivo deriva, pode ser definido como ‘procurar informações acerca de; indagar; investigar; pesquisar’, ou ainda, ‘fazer indagações, investigações, pesquisas, perquirições, de natureza filosófica ou científica; investigar, indagar, pesquisar, esquadrinhar’.
Assim, sob um ponto de vista geral, podemos entender o inquérito como o conjunto de atos e diligências que, por meio de investigação, pesquisa e perquirição, busca apurar as causas de algo” (Jusbrasil.com.br). 

Observe a seguinte frase do texto 4: “...fazer indagações, investigações, pesquisas, perquirições, de natureza filosófica ou científica”.

Nessa frase, o segmento destacado corresponde a uma explicitação de termos anteriores (indagações, investigações, pesquisas, perquirições).

Partindo da frase “O deputado apresentou um projeto de lei”, as opções abaixo mostram explicitação de componentes da frase inicial.

A opção em que o processo de explicitação está corretamente identificado é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação da assertiva na qual o processo de explicitação esteja corretamente indicado:

    A) O deputado do PSDB apresentou um projeto de lei / acréscimo de um complemento nominal; 

    Incorreta. O substantivo "deputado" é forma concreta, não havendo possibilidade de a locução adjetiva posterior exercer função completiva nominal. O termo preposicionado é simples adjunto adnominal;

    B) O deputado José Freitas apresentou um projeto de lei / aposição de um nome próprio;

    Correta. Ocorre a introdução de termo posposto a substantivo em função apositiva especificativa realizada por meio de nome próprio. É correta a assertiva;

    C) O deputado apresentou um novo projeto de lei / adverbialização;

    Incorreta. O termo "novo", adjetivo, antepõe-se ao substantivo dando-lhe uma qualidade, é adjunto adnominal, não possuindo função adverbial;

    D) O deputado apresentou de repente um projeto de lei / complemento de objeto direto;

    Incorreta. O termo preposicionado reproduz natureza circunstancial (modal ou temporal, a depender do foco enunciativo), não possuindo qualquer natureza de complemento verbal. É locução adverbial;

    E) O deputado apresentou um projeto de lei, que será bastante útil / oração coordenada. 

    Incorreta. A oração em destaque, isolada por vírgula, serve de termo de natureza explicativa em relação ao nome anteposto. É oração subordinada adjetiva explicativa.

  • O aposto não teria que estar entre vírgulas ?

  • Eu pensei que a questão estivesse pedindo uma explicação da oração anterior. Estava pedindo o aposto, é isso?

  • errei pois não entendi o que a banca pediu

  • A explicação do Ivan Lucas aí em cima é tão complicada quanto a própria questão kkkk
  • FGV viaja mt nas questões