SóProvas


ID
5623762
Banca
IAN
Órgão
Câmara de Miguel Pereira - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

OS NAMORADOS DA FILHA

    Quando a filha adolescente anunciou que ia dormir com o namorado, o pai não disse nada. Não a recriminou, não lembrou os rígidos padrões morais de sua antiga juventude. Homem avançado, já esperava que aquilo acontecesse um dia. Só não esperava que acontecesse tão cedo.

     Mas tinha uma exigência, além das clássicas recomendações. A moça podia dormir com o namorado:

     ─ Mas aqui em casa.

     Ela, por sua vez, não protestou. Até ficou contente. Aquilo resultava em inesperada comodidade. Vida amorosa em domicílio, o que mais podia desejar? Perfeito.

     O namorado não se mostrou menos satisfeito. Entre outras razões, porque passaria a partilhar o abundante café da manhã da família. Aliás, seu apetite era espantoso: diante do olhar assombrado e melancólico do dono da casa, devorava toneladas do melhor requeijão, do mais fino presunto, tudo regado a litros de suco de laranja.

     Um dia, o namorado sumiu. Brigamos, disse a filha, mas já estou saindo com outro. O pai pediu que ela trouxesse o rapaz. Veio, e era muito parecido com o anterior: magro, cabeludo, com apetite descomunal.

     Brevemente, o homem descobriria que constância não era uma característica fundamental de sua filha. Os namorados começaram a se suceder em ritmo acelerado. Cada manhã de domingo, era uma nova surpresa: este é o Rodrigo, este é o James, este é o Tato, este é o Cabeça. Lá pelas tantas, ele desistiu de memorizar nomes ou mesmo fisionomias. Se estava na mesa do café da manhã, era namorado. Às vezes, também acontecia ─ ah, essa próstata, essa próstata ─ que ele levantava à noite para ir ao banheiro e cruzava com um dos galãs no corredor. Encontro insólito, mas os cumprimentos eram sempre gentis. Uma noite, acordou, como de costume, e, no corredor, deu de cara com um rapaz que o olhou apavorado. Tranquilizou-o:

     ─ Eu sou o pai da Melissa. Não se preocupe, fique à vontade. Faça de conta que a casa é sua.E foi deitar. Na manhã seguinte, a filha desceu para tomar café. Sozinha.

    ─ E o rapaz? ─ perguntou o pai.

    ─ Que rapaz? ─ disse ela.

    Algo lhe ocorreu, e ele, nervoso, pôs-se de imediato a checar a casa. Faltava o CD player, a máquina fotográfica, a impressora do computador. O namorado não era namorado. Paixão poderia nutrir, mas era pela propriedade alheia.

    Um único consolo restou ao perplexo pai: aquele, pelo menos, não fizera estrago no café da manhã.

(Moacyr Scliar. Crônica extraída da Revista Zero Hora, 26/4/1998)

Assinale a única alternativa onde concordância verbal está CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CORRIGINDO:

    (A) - Mais de um atleta desembarcou no aeroporto.

    Mais de um + substantivo = singular.

    OBS: Lembrando que se o mais de um estiver repetido, o verbo ficará no plural:

    Mais de um carro, mais de uma moto passaram.

    (B) - Estados Unidos é uma grande nação.

    O verbo deve concordar, nesse caso, com o artigo definido. Como não temos artigo, o verbo ficará no singular.

    (C) - Alguns de nós sabíamos de tudo e nada fizemos.

    Quando o sujeito é um pronome interrogativo ou indefinido plural (quais, quantos, alguns, poucos, muitos, quaisquer, vários) seguido por "de nós" ou "de vós", o verbo pode concordar com o primeiro pronome (na terceira pessoa do plural) ou com o pronome pessoal.

    GAB D

  • Quando o sujeito é formado por expressão que indica quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de, perto de…) seguida de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo. Ex: Mais de um aluno não compareceu à prova. / Mais de dois alunos não compareceram à prova.

  • Engraçado, aprendi que quando se usa o verbo "ser" tanto ele pode concordar com o sujeito quanto com o (s) seus (s) complemento (s). Mas, no caso dos EUA a concordância não seria sempre no plural? Os EUA são a maior potência.

  • O verbo SER concorda com o predicativo quando o sujeito for pronome - isso, isto, aquilo, TUDO, o - Como que pode estar certo então a letra D ?
  • Gabarito D

    Explicação.

    o verbo "ser" pode concordar com "tudo" (tudo é) ou então com "flores" (são flores).

    preferência é o plural ("são flores"). Logo, o mais correto é dizer "nem tudo são flores" (porém, dizer "nem tudo é flores" também está correto).

    Referência:

    Blog Gramaticando

    http://www.blogdogramaticando.com/2013/04/nem-tudo-sao-flores-ou-nem-tudo-e-flores.html#:~:text=Resposta%3A%20o%20verbo%20%22ser%22,flores%22%20tamb%C3%A9m%20est%C3%A1%20correto).

  • LETRA D).

    A - ERRADO.

    Em expressões "mais de um, perto de um, cada um...", o verbo concordará com o numeral, devendo permanecer no singular.

    B - ERRADO.

    O verbo ficaria no plural se houvesse o artigo pluralizado antecedendo Estados Unidos:

    -(Os) Estados Unidos são uma grande nação. / Estados Unidos é uma grande nação.

    C - ERRADO.

    Gostei dessa alternativa. Além dos conhecimentos de concordância, a banca também abordou os conhecimentos em paralelismos sintático.

    Nesse caso, havendo pronome indefinido e pronome reto, ambos pluralizados, o verbo ficará no plural, observando as concordâncias com o pronome indefinido ou pronome reto:

    -Alguns de nós SABIAM de tudo e nada FIZERAM (concordância com o pronome indefinido: alguns).

    -Alguns de nós SABÍAMOS de tudo e nada FIZEMOS (concordância com o pronome reto: nós).

    D - CERTO.

    Segue abaixo a regra gramatical:

    "Quando, em predicados nominais, o sujeito for representado por um dos pronomes tudo, nada, isto, isso, aquilo ou “coisas” , o verbo ser concordará com o predicativo (preferencialmente) ou com o sujeito.

    Exemplos:

    No início, tudo é/são flores.

    Tua Palavra sempre foi/foram as Sagradas Escrituras.

    Vestidos, sapatos e bolsas são/é assunto de mulher".

  • Achei redundante. Estados Unidos está no plural independente de o artigo estar presente. Mas a D está evidentemente correta também.