A - Correta, perfeita explicação do pretérito imperfeito, que como bem comentou outra colega nessa questão "se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo"
- Presente do indicativo - ação que ocorre no mesmo momento em que é contada. Indica também uma ação habitual ou um estado permanente. Exemplo: Como estou na faculdade, eu estudo todos os dias.
- Pretérito imperfeito do indicativo - ação passada frequente ou que tem continuidade e duração no tempo. Exemplo: Quando estava no colégio, eu estudava todos os fins de semana.
- Pretérito perfeito do indicativo - ação que ocorreu num momento do passado, estando já concluída. Exemplo: Eu estudei muito no fim de semana passado.
- Pretérito mais-que-perfeito do indicativo - ação que ocorreu antes de outra ação passada. Exemplo: Apenas de noite eu notei que eu estudara a tarde toda.
- Futuro do presente do indicativo ação que ocorrerá no futuro. Exemplo: Eu estudarei mais de hoje em diante.
- Futuro do pretérito do indicativo - ação futura que se encontra condicionada por outra, sendo consequente dela. Exemplo: Eu estudaria mais se tivesse companhia.
- Pretérito perfeito composto do indicativo - ação passada que se prolonga até ao momento presente. Exemplo: Eu tenho estudado muito para o Enem.
- Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo - ação no passado que ocorreu antes de outra ação no passado. Exemplo: Eu já tinha estudado o suficiente.
- Futuro do presente composto do indicativo -ação no futuro que estará terminada antes de outra ação no futuro. Exemplo: Eu terei estudado tudo ao fim do dia.
- Futuro do pretérito composto do indicativo - O futuro do pretérito composto do indicativo indica uma ação que poderia ter acontecido no passado, estando condicionada por outra ação no passado. Exemplo: Eu teria estudado mais se soubesse que levaria bomba.
- Presente do subjuntivo - O presente do subjuntivo indica uma ação hipotética, baseada em desejos e suposições. Exemplo: Minha mãe quer que eu estude mais.
- Pretérito imperfeito do subjuntivo - ação que estabelece uma relação de condição com outra. Exemplo: Eu saberia a matéria toda se eu estudasse mais.
- Futuro do subjuntivo - ação possível, mas que ainda não aconteceu no futuro. Exemplo: Os exercícios serão mais fáceis quando eu estudar mais.
Fonte: https://www.normaculta.com.br/tempos-verbais/#:~:text=Os%20tempos%20verbais%20indicam%20o%20momento%20em%20que,aconteceu%20antes%20do%20momento%20em%20que%20se%20fala
1)MI- Pretérito imperfeito (AVA- IA- INHA- ERA)
A)MI, Pretérito imperfeito- Indica um fato passado que ERA presente, mas NÃO concluído
I)Betinho lutava pela erradicação da fome.
II)Estávamos conversando animadamente, mas fomos interrompidos.
B)MI, Pretérito imperfeito- Indica um fato passado EM CURSO que indica SIMULTANEIDADE a outro fato.
I)A velhinha foi atropelada quando eu atravessava a rua.
II)Enquanto eu estudava, ela me atrapalhava.
C)MI, Pretérito imperfeito- Indica uma ação contínua
I)Eu chegava, ela saía.
II)Eu fazia musculação todo santo dia.
D)MI, Pretérito imperfeito- Usado em Narrações
I)Era 2008, quando encontrei minha esposa. Ela estava linda! Vestia um lindo vestido florido.
E)MI, Pretérito imperfeito- Indica um fato passado de maneira vaga, contos infantis
I)Era uma vez um rei e uma rainha.
FONTE: Pestana