SóProvas


ID
5634286
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

"Entende-se como uma das seguranças primordiais da política de assistência social. Ela opera com a provisão de necessidades humanas que começa com os direitos à alimentação, ao vestuário e ao abrigo, próprios à vida humana em sociedade. A conquista da autonomia na provisão dessas necessidades básicas é a orientação desta segurança da assistência social. É possível, todavia, que alguns indivíduos não conquistem por toda a sua vida, ou por um período dela, a autonomia destas provisões básicas, por exemplo, pela idade - uma criança ou um idoso -, por alguma deficiência ou por uma restrição momentânea ou contínua da saúde física ou mental."


FONTE: BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília, novembro de 2005.


Tendo como base a Política Nacional de Assistência Social, a segurança descrita é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito não me fez o menor sentido!

  • A Proteção Social deve garantir as seguintes seguranças:

    1. Segurança de sobrevivência (segurança e autonomia): garantia de que todos tenham uma forma monetária de garantir sua sobrevivência, independente de suas limitações para o trabalho ou desemprego. É o caso de pessoa com deficiência, idosos, desempregados, família numerosa, famílias desprovidas de condições básicas para sua reprodução social em padrão digno e cidadã.
    2. Segurança de acolhida: provisão de necessidades humanas, com os direitos a alimentação, vestuário, abrigo, conquista da autonomia, todavia, é possível que alguns indivíduos não conquistem por toda a sua vida a autonomia dessas provisões básicas.
    3. Segurança de convívio ou vivência familiar: não aceitação de situações de reclusão, de situação de perda das relações na perspectiva do direito ao convívio.
  •  A NOB/AS, 2005 estabelece cinco seguranças:

    *Segurança de Acolhida Provida através de ofertas públicas de serviços de abordagem em territórios de incidência de situações de risco, e de rede de serviços para a permanência de indivíduos e famílias, através de alojamentos, albergues e abrigos. Pressupõe, ainda, condições de recepção, escuta profissional qualificada e resolutividade no atendimento.

    *Segurança de sobrevivência a riscos circunstanciais Exige a oferta de auxílios em bens materiais e em pecúnia de caráter transitório (benefícios eventuais) para as famílias, seus membros e indivíduos.

    *Segurança do convívio familiar Oferta de serviços que garantam oportunidades de construção, restauração e fortalecimento de laços de pertencimento.

    *Segurança do desenvolvimento da autonomia individual Ações voltadas para o desenvolvimento de capacidades e habilidades para o exercício da cidadania e conquista de maior grau de independência pessoal.

    *Segurança social de renda Operada através de concessão de bolsas-auxílio e benefícios continuados.

    fonte: http://www.desenvolvimentoqs.ufba.br/seguran%C3%A7as-b%C3%A1sicas-da-pol%C3%ADtica-de-assist%C3%AAncia-social