SóProvas


ID
5634550
Banca
UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 7

FRAGMENTO DE GEOGRAFIA DA FOME



JOSUÉ DE CASTRO | Josué Apolônio de Castro nasceu em Recife, Pernambuco, em 05 de setembro de 1908. Foi influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome. Fundou e dirigiu o Instituto de Nutrição da UFRJ. Com o Golpe de Estado de 1964, foi destituído do cargo de embaixador-chefe em Genebra e teve seus direitos politicos cassados pelo Ato Institucional nº 1. Viveu exilado na França até sua morte em Paris, em 24 de setembro de 1973.



      “Desobedecendo às ordens do senhor e plantando às escondidas seu roçadinho de mandioca, de batata doce, de feijão e de milho. Sujando aqui, acolá, o verde monótono dos canaviais com manchas diferentes de outras culturas. Benditas manchas salvadoras da monotonia alimentar da região” (Geografia da Fome, p. 133).



Quanto ao trecho dado é correto afirmar que:


Em sua obra essencial – Geografia da Fome – o autor revela a fome como fruto do subdesenvolvimento econômico, da ação predatória dos colonizadores, do capital internacional, da monocultura, do latifúndio, da ingerência política, ou seja, de uma estrutura civilizatória fundada na exploração do homem e da natureza.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre a passagem do enunciado:

    A) o verbo “plantar” é transitivo indireto, razão pela qual a expressão às escondidas está marcada com o sinal indicativo da crase.

    Incorreta. O verbo "plantar" está empregado com sentido de "cultivar", "manejar para que produza alimento", sendo forma transitiva direta. A passagem "às escondidas" é adjunto adverbial de modo;

    B) o verbo “desobedecer” é transitivo indireto, razão pela qual a expressão às ordens está marcada com o sinal indicativo da crase. 

    Correta. O verbo "desobedecer", assim como a forma antônima "obedecer", é forma transitiva indireta e rege a preposição "a", na passagem aglutinada ao artigo que antecede 'ordens";

    C) a palavra monótono é paroxítona e, por isso, é acentuada.

    Incorreta. O termo em comento é proparoxítono;

    D) a palavra monotonia é proparoxítona e, por isso, não é acentuada.

    Incorreta. O termo em comento é uma paroxítona terminada em "a". Se proparoxítona fosse, obrigatoriamente seria acentuada;

    E) a expressão de outras culturas, no texto dado, refere-se à contribuição cultural de africanos e indígenas.

    Incorreta. O termo "outras culturas" encontrado na passagem refere-se a espécies vegetais.