A questão é de fonologia e quer que assinalemos a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas pela mesma regra dos hiatos tônicos. Vejamos:
.
Hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes. Devemos acentuar as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas por "s". Ex.: sa-í-da, pa-ís, sa-ú-de, ba-ús.
.
Regra dos hiatos: acentuam-se as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas de "s".
EXCEÇÃO:
Não se acentuam o "i" e o "u":
• quando seguidos de nh: rainha, fuinha, moinho, lagoinha...
• quando formam sílaba com letra que não seja "s": cair (ca-ir), sairmos, saindo, juiz, ainda, diurno, Raul, ruim, cauim, amendoim, saiu (sa-iu), contribuiu, instruiu...
.
A) poetico - boemio - bau - paraiso
Errado. "Po-é-ti-co" é um hiato acentuado não por ser hiato, mas, sim, pela regra das proparoxítonas. "Bo-ê-mio" é um hiato acentuado não por ser hiato, mas, sim, pela regra das paroxítonas terminadas em ditongo. "Ba-ú" e "pa-ra-í-so" são acentuadas pela regra do hiato (i e u).
.
B) juiz - raiz - juizes - raizes
Errado. Não há acento em "ju-iz" e "ra-iz". "Ju-í-zes" e "ra-í-zes" são acentuadas pela regra do hiato (i e u).
.
C) ruim - cafeina - ruido - saida
Errado. Não há acento em "ru-im". "Ca-fe-í-na" , "ru-í-do" e "sa-í-da" são acentuadas pela regra do hiato (i e u).
.
D) egoismo - ciume - faisca - ruina
Certo. "E-go-ís-mo", "ci-ú-me", "fa-ís-ca" e "ru-í-na" são palavras acentuadas pela regra do hiato (i e u).
.
E) proibição - destruição - reunião - sanduiche
Errado. "Proibição", "destruição" e "reunião" não são acentuadas; o til serve apenas para indicar a nasalização da vogal. "San-du-í-che" é acentuada pela regra do hiato (i e u).
.
Gabarito: Letra D