SóProvas


ID
5644573
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas primeiras décadas da Colônia Blumenau, as construções tinham características comuns as encontradas em determinadas regiões da atual Alemanha. A tipologia feita com estrutura de madeira encaixada com fechamento de tijolos aparentes não significa que não existia mais capital para "rebocar" a edificação. Os tijolos são os mesmos usados nas construções ou arquitetura Backstein Expressionimus, que, traduzindo do alemão, significa "Arquitetura Expressionista", feita com tijolos, ou expressionismo em ladrilho - arquitetura características do Norte da Alemanha, de onde é oriunda essa forma de construir. Os novos ricos da região do Vale do Itajaí, do início do século XX, e que já adotavam o novo estilo internacional Art Deco e o eclético, rebocavam suas casas urbanas (em enxaimel) e alguns no interior da colônia, criando a falsa afirmativa de que essas edificações eram tipicamente rurais e não urbanas. A Colônia Blumenau teve, em todo o seu território, a presença de edificações construídas com a técnica enxaimel trazida pelos primeiros imigrantes no final do século XIX e início do século XX.


(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico - Fundo Memória da Cidade - Blumenau - Arquitetura - cla: 5.7.49b / Wittmann, Angelina, Revista História Catarina, p.22-4). Disponível em: 0 ttps://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-enxaimel10. Acesso em 06/dez/2021.[adaptado]

No texto, foram usados "rebocar", "traduzindo" e "feita". Respectiva e corretamente, são as formas nominais:

Alternativas
Comentários
  • "feito" é irregular

  • A questão é de morfologia e quer saber quais as formas nominais de "rebocar", "traduzindo" e "feita". Vejamos:

     .

    Verbo: palavra variável que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. O verbo é palavra indispensável na organização do período. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Ao conjunto ordenado de flexões ou formas de um verbo dá-se o nome de conjugação. São três os tempos verbais: presente, pretérito (= passado) e futuro. Os modos do verbo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. São formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio

     .

    A) Presente - Pretérito - Futuro.

    Errado. Esses são tempos verbais e não formas nominais do verbo.

     .

    B) Indicativo - Subjuntivo - Imperativo.

    Errado. Esses são modos verbais e não formas nominais do verbo.

     .

    C) Infinitivo - Gerúndio - Particípio Passado.

    Certo. "Rebocar" está no infinitivo. "Traduzindo" está no gerúndio. "Feita" está no particípio passado.

    Infinitivo: é uma das formas nominais dos verbos. Ele exprime a ideia da ação, aproximando-se, assim, do substantivo. Ele termina em "ar", "er" ou "ir" (e "or", no caso do verbo pôr). Ex.: cantar, estudar, vender, partir...

    Gerúndio: pode e deve ser usado para expressar uma ação em curso ou uma ação anterior, posterior ou simultânea a outra. Ex.: João está resolvendo muitas questões. Deixando o filho no local da prova, voltou pra casa. O carro passou rapidamente, desaparecendo na estrada. A bailarina dançou rodopiando no palco.

    Particípio: indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e se caracteriza normalmente pela terminação "ado", "ido".

     .

    D) Primeira conjugação - Segunda conjugação - Terceira conjugação.

    Errado. Essas não são formas nominais do verbo.

     .

    E) Infinitivo pessoal - Gerundismo - Particípio Passado Irregular.

    Errado. Gerundismo é um vício de linguagem que consiste no uso desnecessário do gerúndio, como, por exemplo: “Eu vou estar fazendo a prova amanhã”.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra C