fonte - blog expressa 5
Mediar significa fixar entre duas partes um ponto de referência comum, com o estabelecimento de algum tipo de inter-relação. As mediações são estratégias da comunicação e ”, colocados entre sujeitos de um processo de comunicação.
Jesús Martín-Barbero nos apresenta quatro tipos de mediação:
* Mediação estrutural: diz respeito a distinções de classe social, influências sofridas por parte da família e do círculo de amizades.
* Mediação institucional: está ligada ao papel da escola, partido político, igreja, agremiação esportiva.
* Mediação conjuntural: desenvolvimento de competências culturais para a formação do repertório cultural de cada indivíduo (modo de ser, pensar e agir)
* Mediação tecnológica: é atribuído ao termo o impacto das incidências da inovação tecnológica no cotidiano das pessoas e grupos sociais.
Os filtros purificadores podem ser exemplificados através das críticas e comentários feitos da novela Babilônia, exibida de segunda a sábado pela Rede Globo, às 21:00h. Tratando de temas polêmicos (como a homossexualidade), a telenovela tem dividido as opiniões dos telespectadores. A aceitação ou não da proposta que a novela vem trazer depende da concepção religiosa, do entendimento cultural, do acesso à informação e tantos outros aspectos individuais e portanto, subjetivos, que mediam e interceptam os conteúdos.
mais sobre a noção de filtros. fonte: paper de Ana Maria Dantas de Maio na ecompos
"Para ele, assim como para Williams (1979), a ideia de intermediação está vinculada a uma visão positivista, que comprometeria o desenvolvimento do conceito de mediação; a noção de filtro também representaria um reducionismo teórico, pois a metáfora da filtragem significaria uma seleção de conteúdos – diferente, porém, da proposta de Martim Serrano de codificação. Por fim, o autor sugere cuidados ao se relacionar mediação à ideia de intervenção no processo comunicativo, pois não necessariamente esta representa uma mediação. Para mais informações, cf. SIGNATES (2006). "