Eu diria que o gabarito está incorreto. Emulsificantes não são espessantes. Os tensoativos DIMINUEM a tensão superficial e não aumentam. Defendo que o gabarito correto é a letra B, devido ao trecho abaixo retirado de uma dissertação:
A repulsão eletrostática é resultante da aproximação das gotas que pode formar emulsões estáveis, devido à presença dos tensoativos iônicos na interface. Esta repulsão ocorre por causa da presenca de grupos polares nos emulsificantes, os quais são capazes de interagir eletricamente com a água, formando uma camada elétrica superficial, que gera uma repulsão eletrostática entre as gotas e impede o contato entre elas. Segundo SULLIVAN e KILPATRICK (2002), as forças eletrostáticas não desempenham um papel significativo na estabilidade de emulsões A/O, devido à baixa constante dielétrica do óleo, mas pode ocorrer nas emulsões do tipo O/A.
Fonte: SOUZA, 2014.ESTUDO DA ESTABILIDADE DE EMULSÕES ÁGUA-ÓLEO: EFEITO DO TEOR DE FASE DISPERSA NA VELOCIDADE DE SEDIMENTAÇÃO DA EMULSÃO.