Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em classe de palavras. O candidato deve indicar a assertiva que possui palavras pertencentes à mesma classe. Vejamos:
As classes de palavras são: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
Dito isso, analisemos as assertivas:
I- Correta.
"...arquitetura características do Norte da Alemanha, de onde é oriunda essa forma de construir. " "rebocavam suas casas urbanas (em enxaimel) e alguns no interior da colônia, criando a falsa afirmativa de que essas edificações eram tipicamente rurais e não urbanas." .
"Suas - alguns - essas - onde" ⇨ pertencem à classe dos pronomes e estes podem substituir ou acompanhar um substantivo. São respectivamente pronome possessivo (indica a posse da casa urbana), pronome indefinido (indefine quem está no interior da casa) , pronome demonstrativo (aponta as edificações) e pronome relativo (retoma norte da Alemanha).
Portanto, ambas as palavras são da classe dos pronomes.
II- Incorreta.
Com - de - em⇨ preposição essencial, isto é, dispensa análise no texto dessas palavras, pois sempre serão dessa classe.
"as construções tinham características comuns às encontradas"⇨ o primeiro está particularizando o substantivo "construções" e na segunda passagem, era para ter o acento indicador de crase, pois existe tanto a preposição A regida pelo adjetivo “comum’ como o artigo definido A que acompanha o substantivo ocultado “construções”, assim, era para fazer a junção (A + A = À).
Ou seja, não possuem a mesma classificação, pois temos preposições e artigo nesta assertiva.
III- Incorreta.
Não - já - tipicamente⇨ são advérbios que dão circunstância de negação, tempo e modo respectivamente.
"criando a falsa afirmativa..."⇨ a palavra destacada está sendo caracterizada pelo adjetivo "falsa", ou seja, característica essa do substantivo. Portanto, a palavra "afirmativa" é substantivo.
Ou seja, não possuem a mesma classificação, pois temos advérbios e substantivo nesta assertiva.
IV- Incorreta.
E⇨ sempre será uma conjunção.
Que⇨ aparecem várias partículas “quês” no texto, ora conjunção integrante (quando puder ser trocado por isso), ora pronome relativo (quando puder ser trocado por “a qual, o qual, na qual, no qual, onde, cujo”).
“Os novos ricos da região do Vale do Itajaí, do início do século XX, e que (os quais) já adotavam o novo estilo internacional”
“...fechamento de tijolos aparentes não significa (isso) que não existia mais capital…”
Ou⇨ conjunção alternativa.
Os tijolos são os mesmos usados/ Os novos ricos da região⇨ particulariza os substantivos, dessa forma, é um artigo definido.
Ou seja, não possuem a mesma classificação, pois temos conjunção, pronome e artigo nesta assertiva.
V- Correta.
“..já adotavam o novo estilo internacional…”/ Os novos ricos da região⇨ ambos caracterizam substantivos “estilo” e “ricos”, assim, são adjetivos.
“…tinham características comuns…”⇨ caracteriza o substantivo "características", assim, é adjetivo.
“regiões da atual Alemanha.”⇨ caracteriza o substantivo "Alemanha", assim, é adjetivo.
“... tijolos aparentes…”⇨ caracteriza o substantivo "tijolos", assim, é adjetivo.
Portanto, ambas as palavras são da classe dos adjetivos.
Assim, somente as assertivas I e V estão corretas.
Gabarito: B