SóProvas


ID
5651257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      As forças da natureza são obviamente indiferentes a modos de produção, tempo e espaço. Mas são as estruturas sociais que determinam as consequências, o grau de sofrimento e quem morre mais. Em 1989, o terremoto de São Francisco, de intensidade 7,1 na escala Richter, causou a morte de 63 pessoas e deixou cerca de 3.700 feridos. Em 2010, o terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, de magnitude 7,0 na escala Richter, matou mais de 300 mil pessoas e deixou 300 mil feridos. Dez meses depois, uma epidemia de cólera matou 9 mil pessoas. 

      Quando a natureza atinge a existência humana, o impulso primário é buscar o culpado mais à mão no imaginário. Pode ser Deus, a cruel natureza ou o enigmático ente a que se denomina destino. Mas muito frequentemente destino é uma expressão que encobre com um véu de irracionalidade o que é apenas obra humana. 

      O vírus atinge o planeta. O vírus ameaça a humanidade. Planeta ou humanidade designam tanto os habitantes de Manhattan, da Avenue Foch, em Paris, do Leblon, no Rio de Janeiro, ou dos Jardins, em São Paulo, como também designam os 800 milhões de pessoas que passam fome no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (2017). No planeta vive o 1% das pessoas que detém renda maior que os restantes 99% da população mundial. Vivem 42 pessoas cuja riqueza é igual à de 3,7 bilhões dos mais pobres que lutam para sobreviver, para suprir necessidades básicas. Vivem os que têm renda para ficar em casa e fazer suas compras de alimentos pela Internet, os que não vão comer hoje por causa da pandemia e os que já não comiam antes da pandemia. Vivem os que podem se isolar e os que moram em aglomerados miseráveis, em um cômodo apenas, para os quais as palavras “confinamento”, “isolamento” ou “quarentena” são piadas de mau gosto. Vivem 4,5 bilhões de pessoas que não têm saneamento nem água encanada, desprovidas das condições mínimas de higiene.


Internet:<revistacult.uol.com.br> (com adaptações).

No que se refere às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.


Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, o segundo período do terceiro parágrafo (“Planeta... Unidas (2017)).” poderia ser reescrito da seguinte forma: Os habitantes de Manhattan, os da Avenue Foch, em Paris, os do Leblon, no Rio de Janeiro, ou os dos Jardins, em São Paulo, tanto quanto os 800 milhões de pessoas que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (2017), passam fome no mundo, enquadram-se na designação dos termos planeta e humanidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    CUIDADO

    Obs.: A questão está falando sobre ausência de prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto.

    JUSTIFICANDO

    Texto Original: Planeta ou humanidade designam tanto os habitantes de Manhattan (...), como também designam os 800 milhões de pessoas (...).

    Nova Proposta: Os habitantes de Manhattan, os da Avenue Foch, em Paris, os do Leblon, no Rio de Janeiro, ou os dos Jardins, em São Paulo, tanto quanto os 800 milhões de pessoas (...), enquadram-se na designação dos termos planeta e humanidade

    Comentário: Pode-se perceber que o texto original abarca o conceito de Planeta ou, no sentido inclusivo, Humanidade. A proposta levantada pela questão não apresenta qualquer irregularidade no que tange ao sentido original e à correção gramatical.

    Bons estudos e força sempre!

  • esse é o gabarito definitivo ? na minha visão, houve mudanca de sentido...

    Qualquer erro, avisem-me

  • Discordo do gabarito.

    A expressão original "como também" traz uma ideia de adição. Já a expressão "tanto como", na proposta de reescrita, traz uma ideia de proporcionalidade.

    Portanto houve mudança no sentido.

  • Impressão minha ou houve troca de voz ativa para voz passiva? Se for o caso, acredito que haja mudança de sentido.

    No trecho original, "os habitantes de Manhattan, da Avenue Foch, em Paris, do Leblon, no Rio de Janeiro, ou dos Jardins, em São Paulo, como também designam os 800 milhões de pessoas" é paciente da ação.

    Na mudança proposta, "Os habitantes de Manhattan, os da Avenue Foch, em Paris, os do Leblon, no Rio de Janeiro, ou os dos Jardins, em São Paulo, tanto quanto os 800 milhões de pessoas que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (2017)" é agente da ação.

    Se alguém souber a resposta, agradeço.

  • DEVERIA SER ANULADA!

    Questão: Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, o segundo período do terceiro parágrafo (“Planeta... Unidas (2017)).

    Texto: O vírus atinge o planeta. O vírus ameaça a humanidade. Planeta ou humanidade designam... (Terceiro período)

    O examinador se confundiu nos períodos...

  • Ué, não seria 3º período do segundo parágrafo? Os caras querem dificultar pra nós, mas eles mesmo se perdem na hora de fazer as questões kkkkkkk. Era melhor ter deixado as linhas numeradas igual antes.

  • "Planeta ou humanidade" depois "Planeta e humanidade", achei que essa mudança de conectivo muda o sentido do texto.

  • Eu entendi da seguinte forma:

    como também designam os 800 milhões de pessoas...

    tanto quanto os 800 milhões de pessoas...

    A substituição pode ser perfeitamente aceita por se tratar de CONJUÇÕES ADITIVAS.

    Se eu estiver errado me corrigem , por favor...

  • Apenas mudou o sujeito da oração para o final do período!

    Gabarito: certo.

  • termos planeta e humanidade DIFERENTE de Planeta ou humanidade....

    tbm discordo do gabarito

  • Marquei como CORRETO o gabarito. Mas fiquei com certa dúvida. Na prova deixaria em branco. Lembro-me da professora Flávia Rita dizer que há uma diferença entre "TANTO QUANTO" e "TANTO...QUANTO. Esta tem sentido de adição e aquela tem noção de proporcionalidade.

  • Alguém poderia me ajudar, por favor?

    A vírgula após "mundo" em "...passam fome no mundo, enquadram-se na..." não está separando todo o sujeito do verbo, o que deixaria a questão errada gramaticalmente?

  • Errei porque achei que estava isolando o sujeito do verbo, quando colocaram duas vírgulas em " , passam fome no mundo,"

  • GABARITO DEFINITIVO: CERTO

    O " OU" Pode ter valor INCLUSIVO ou EXCLUSIVO.

    INCLUSIVO: O Fortaleza ou leão é o time de destaque cearense.

    EXCLUSIVO: Fortaleza ou Ceará Ganhará a competição.

  • 1 - Conjunções comparativas «[...] (iniciam uma oração que encerra o segundo membro de uma comparação, de um confronto): que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem»

    2- As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo)

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.