SóProvas


ID
5655424
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A NBC TSP 11 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, em seu item 21 apresenta o conjunto completo das Demonstrações Contábeis. Com base na referida norma analise os itens a seguir:


I. Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado.

II. Balanço Orçamentário e Balanço Financeiro.

III. Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido e Demonstração dos Fluxos de Caixa.

IV. Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas.


Assinale a alternativa que apresenta apenas os itens onde todas as demonstrações mencionadas se referem ao conjunto da NBC TSP 11. 

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP 11 - Gabarito letra A

    Componentes das demonstrações contábeis

    21.O conjunto completo das demonstrações contábeis inclui:

    (a)balanço patrimonial;

    (b)demonstração do resultado;

    (c)demonstração das mutações do patrimônio líquido;

    (d)demonstração dos fluxos de caixa;

    (e)quando a entidade divulga publicamente seu orçamento aprovado, comparação entre o orçamento e os valores realizados, quer seja como demonstração contábil adicional (demonstração das informações orçamentárias) ou como coluna para o orçamento nas demonstrações contábeis;

    (f)notas explicativas, compreendendo a descrição sucinta das principais políticas contábeis e outras informações elucidativas; e

    (g)informação comparativa com o período anterior, conforme especificado nos itens 53 e 53A.

    Lembrando que o Balanço financeiro é proposto pela lei 4320 e pelo MCASP.

    E a nbc tsp registra a demonstração do resultado do exercício, porém o MCASP e a lei chamam de Demonstração das Variações patrimoniais.

    Este Demonstrativo tem função semelhante à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do setor privado. Contudo, é importante ressaltar que a DRE apura o resultado em termos de lucro ou prejuízo líquido, como um dos principais indicadores de desempenho da entidade. Já no setor público, o resultado patrimonial não é um indicador de desempenho, mas um medidor do quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos elementos patrimoniais.

    A DVP permite a análise de como as políticas adotadas provocaram alterações no patrimônio público, considerando-se a finalidade de atender às demandas da sociedade.