SóProvas


ID
5659981
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
SETEC Campinas
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.



      Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. A vida já é um caos, e por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins. No dia a dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos, e de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse.

      Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente é ele, pobre dele! Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e ponto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselhos para tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?

      Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor ideia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm porque se desesperar? Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não. Tudo o que é mais difícil é mais gostoso, mas ... a realidade já é dura, piora se for densa. Dura, densa e bem ruim.

      Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir ... Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche.



(JABOR, Arnaldo. A idiotice é vital para a felicidade. Adaptado). 

As frases abaixo são transcrições livres do texto. De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à pontuação, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    A) As pessoas deixaram de brincar, pois, tornaram a vida muito séria. X

    . Vírgula a mais no período

    B) O cotidiano de nossas vidas,é áspero e duro demais. X

    . Não se separa sujeito do verbo

    C) Se os problemas acabarem, elas se sentirão perdidas.V

    D) Parece que, quanto mais séria for a vida (,)tanto mais chata ela será. X

    . Falta de vírgula para isolar o termo intercalado da oração.

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • a) As pessoas deixaram de brincar, pois, tornaram a vida muito séria.

    Incorreto. Salvo se o sentido querido for o de conclusão ou houver termos deslocados, a conjunção "pois", tendo sentido de causa ou explicação, não deve aparecer alheada por vírgulas dos demais termos. Correção: "As pessoas deixaram de brincar, pois tornaram a vida muito séria";

    b) O cotidiano de nossas vidas, já é áspero e duro demais. 

    Incorreto. Há o clássico equívoco de pontuação: cingir ao meio sujeito e predicado. Para dissipar o erro, basta suprimir a vírgula. Correção: "O cotidiano de nossas vidas já é áspero e duro demais";

    c) Se os problemas acabarem, elas se sentirão perdidas.

    Correto. A vírgula separa uma oração subordinada adverbial condicional demovida de sua posição originária. Essa oração nada mais é que um advérbio oracional e, portanto, deve ser alheado dos demais termos. A vírgula se faz obrigatória;

    d) Parece que, quanto mais séria for a vida tanto mais chata ela será.

    Incorreto. O erro não está na presença da vírgula, e sim na ausência de mais uma para isolar corretamente a oração adverbial "quanto mais séria for a vida". Para dissipar o erro, basta a inserção da vírgula logo após o substantivo "vida". Correção: "Parece que, quanto mais séria for a vida, tanto mais chata ela será."

    Letra C

  • GABARITO CORRETO LETRA C

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em uso da vírgula. O candidato deve indicar a assertiva que faz uso corretamente dessa pontuação. Vejamos:

    a) Incorreta.

    "As pessoas deixaram de brincar, pois, tornaram a vida muito séria."

    O "pois" quando puder ser trocado por "porque", não ficará entre vírgula porque terá valor causal ou explicativo. Apenas se coloca o "pois" entre vírgula quando for intercambiável com "portanto, logo, assim...", porque nesse caso será conclusivo.

    b) Incorreta.

    "O cotidiano de nossas vidas, já é áspero e duro demais. "

    O verbo "é" está sendo separado do sujeito "O cotidiano de nossas vidas" e isso é proibido.

    c) Correta.

    "Se os problemas acabarem, elas se sentirão perdidas."

    A vírgula está separando uma oração subordinada adverbial condicional antecipada para o início do período. Nesse caso, usa-se a vírgula.

    d) Incorreta.

    "Parece que, quanto mais séria for a vida (,) tanto mais chata ela será."

    Faltou uma vírgula após a palavra "vida" para fazer o desfecho da oração subordinada adverbial de proporção visto que as orações subordinadas introduzidas no meio do período devem estar isoladas.

    Gabarito: C