-
Cheguei ao resultado, mas por lógica... quebrando a cabeça. Gostaria de saber alguma fórmula ou cálculo objetivo para chegar ao resultado.
-
Essa é uma questão que envolve o Princípio da Casa dos Pombos, com 2 condições:
i) Grupos de 4 com pelo menos 2 de mesma nacionalidade e
ii) grupos de 5 com no máximo 3 de mesma nacionalidade.
a) 1 - viola a condição i), pois posso compor um grupo que tem 1 pessoa com nacionalidade diferente
d) 4 e e) 5 - violam a condição ii)
b) 2 - Fixando um grupo com 2 nacionalidades no mínimo, teremos necessariamente AABBCCDDD, isto é, 3 grupos de 2 pessoas e 1 de 3. Mas então é possível escolher um grupo de 4 pessoas de nacionalidades diferentes (ABCD).
c) 3 - Se tem 3 brasileiros (B), tem duas possibilidades: BBBAACCDD, que não pode pela justificativa acima ou BBBAAACCC. Logo, temos 3 nacionalidades com 3 pessoas de cada.
-
Boa noite fera!
Essa questão é pura dedução.
Vamos lá, seguindo as informações: Sabemos que em total existe 9 alunos.
A) se formando um grupo de 4 pessoas resultará em pelo menos 2 pessoas de uma mesmo nacionalidade, então posso deduzir a impossibilidade de existir 4 nacionalidades. No caso obrigatoriamente terei 3 ou 2 nacionalidades. --> segue para o próximo passo. * Brasileiro, Americano, Mexicano ou Brasileiro e Americano*
B) Aqui é aonde você deduz a imposibilidade de ter somente 2 nacionalidades, por constar que o máximo de números de 1 nacionalidade é de 3 pessoas, portanto se você só tiver *Brasileiros e Americanos = somente haverá 6 pessoas, restando 3*
Conculsão: Você tem 3 nacionalidades com 3 pessoas cada.
Siga os passos para deduzir e resolver a questão, espero que ajuda amigo! Um forte abraço.
-
letra D
Suponha que haja alunos de 4 ou mais nacionalidades entre os 9 alunos da classe. Se escolhermos um aluno de cada nacionalidade não haverá dois alunos de mesma nacionalidade, o que é um absurdo. Logo há alunos de no máximo 3 nacionalidades.
Da mesma forma, entre os 9 alunos não há 4 de mesma nacionalidade, pois se houvesse poderíamos formar um grupo de 5 alunos com mais de 3 alunos de mesma nacionalidade. Logo há no máximo 3 alunos de cada nacionalidade.
Como há 9 alunos, no máximo 3 nacionalidades e no máximo 3 alunos por nacionalidade, há exatamente 3 nacionalidades e 3 alunos de cada nacionalidade. Em particular, há 3 alunos brasileiros. disponível em
https://anapaulamorgado.files.wordpress.com/2009/05/apostila_8c2ba_9c2ba2.doc
-
Eu errei, mas, depois, voltei atrás e tentei resolver usando a seguinte lógica.
Teria um grupo de 4, com dois de mesma nacionalidade e mais 2 de outras nacionalidades distintas.
Teria um grupo de cinco, sendo 3 pessoas com a mesma nacionalidade e mais 2 com nacionalidades diferentes.
Ou seja, o número de brasileiros está em meio a esses quatro de nacionalidades diferentes. Quando o autor falar em pelo menos, sempre é possível achar o resultado diminuindo o valor geral por -1.
4 - 1 = 3
-
ERREI PRIMEIRO, PORÉM ENTENDI A LÓGICA:
A QUESTÃO INFORMA O SEGUINTE: QUE DE 9 ALUNOS PELO MENOS 1 É BRASILEIRO.
DEPOIS DE ANALISAR A ÚLTIMA LINHA DO ENUNCIADO PERCEBI QUE ELE AFIRMA QUE NO GRUPO DE 5 TERÁ NO MAXIMO 3 ALUNOS DA MESMA NACIONALIDADE.
NA LÓGICA DE 1º ORDEM O PELO MENOS PODE SER COMPARADO COM O TODO E SE NEGAR ELE PODE SER TROCADO PELO ALGUM OU ALGUNS NO PLURAL
EU DEDUZIR QUE SE ELE AFIRMA QUE TEM 3 ALUNOS DE UMA MESMA NACIONALIDADE, ENTÃO PODERIA AFIRMAR QUE:
3 PODERIA SER ALEMÃO
3 PODERIA SER ARGENTINO
3 PODERIA SER BRASILEIRO ( 'PELO MENOS UM" NÃO DEIXA CLARO NA ESTRUTURA LÓGICA QUE EXISTE SÓ 1, SÓ LEMBRANDO A GALERA.)