-
Gabarito C. O Planejamento Global (segundo CHIAVENATO) está inserido na Abordagem Neoclássica.
O Planejamento Estratégico é o planejamento global e a longo prazo que orienta
todo o sistema. Para tanto, deve ser desdobrado e detalhado em Planos Táticos, os
quais são detalhados ainda em Planos Operacionais.
A APO é desenvolvida por meio de ciclos que variam conforme os autores.
Igualmente os esquemas de desenvolvimento de executivos segundo a APO variam
conforme os autores.
Todavia, a APO apresenta uma série de limitações ao lado das vantagens que proporciona.
Torna-se necessária uma cuidadosa apreciação crítica, pois a APO não é um
remédio para todos os males da organização
-
o ínicio do século XX inspirou a ciencia da Administração. O interesse pelo planejamento global vem antes, a revolução industrial foi um divisor de águas.
é o que penso!
-
I - ERRADO - O interesse pelo planejamento global, com a integração de todas as funções de determinada instituição ou determinado contexto, existiu desde o início do século XX. NO INÍCIO DO SÉCULO XX O PLANEJAMENTO ERA OPERACIONAL VOLTADO PARA O AMBIENTE INTERNO DA ORGANIZAÇÃO (CHÃO DE FÁBRICA). A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO ABRANGE A ESCOLA CLÁSSICA (com ênfase na estrutura, ou seja, foco no departamento) E A ESCOLA CIENTÍFICA (com ênfase nas tarafas, ou seja, foco na atividade).
II - CORRETO - O planejamento é um dos processos da função administrativa. MAIS COERENTE SERIA DIZER QUE O PLANEJAMENTO É UMA DAS FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. PORÉM, O PLANEJAMENTO NÃO DEIXA DE SER UM 'PROCESSO' DA FUNÇÃO DE ADMINISTRAR.
III - CORRETO - Antes de se definirem estruturas organizacionais, atividades, recursos humanos, formas de orientação e controle de pessoal, é preciso que se estabeleçam os objetivos e que se definam planos para a consecução desses objetivos. OS NÍVEIS SE DESDOBRAM DO TODO PARA AS PARTES. OU SEJA, O PLANEJAMENTO TÁTICO (planejamento departamental) É UM DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (plenejamento glogal/alvo). ASSIM COMO O OPERACIONAL É UM DESDOBRAMENTO DO TÁTICO.
GABARITO ''C''
-
I. O interesse pelo planejamento global, com a integração de todas as funções de determinada instituição ou determinado contexto, existiu desde o início do século XX. ERRADA
Eu não concordo. A alternativa foi retirada de um livro de planejamento de bibliotecas. A autora faz uma introdução e diz só mais tarde ocorreu o interesse pelo planejamento global, com a integração de todas as funções. Ela própria cita Fayol. Quando marquei a alternativa I como correta, pensei justamente em Fayol e a Teoria Clássica, que introduziu o conceito de processo administrativo e integração das funções administrativas.
E muito complicado analisar algo que foi retirado de um parágrafo solto de um livro.
____________________
Planejamento: uma introdução
1.1 Conceitos e finalidades
O INTERESSE pelo planejamento existiu desde o início do séculoXX, mas, nesse primeiro momento, estava voltado ao controle de métodos, padrões, capacidade e incentivos de produção. Somente mais tarde ocorreu o interesse pelo planejamento global, com a integração de todas as funções de determinada instituição ou determinado contexto.
Henri Fayol (1841–1925) foi o primeiro teórico da administração a situar o planejamento como um dos processos da função administrativa, que consistia, segundo ele, em: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Seu conceito de ‘prever’ incluía funções básicas do planejamento: visualizar o futuro e traçar o programa de ação. (...)
Fonte: Planejamento de bibliotecas e serviços de informação / Maria Christina Barbosa de Almeida. — 2. ed. rev.
-
véio esses caras que elaboram as questões, pode ter certeza que eles não estudam como a gente estuda. A gente sabe muito mais do que eles. E tem uma coisa que já percebi por diversas vezes, nas mais variadas disciplinas, as vezes a gente erra a questão por saber demais a respeito do assunto, e tem mais sabe o que acontece? eles ignoram e simplesmente dão indeferido em nossos recursos.
-
RESUMO DOS COMENTÁRIOS:
planejamento global
-ínício do séc XX
-abordagem Néoclássica
-de longo prazo
- quem pensou no planejamento como função administrativa: Henry Fayol
-
No início do século XX, o planejamento era interno (chão de fábrica).
GAB.C.