-
Para alguns autores a reengenharia visa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidades, atendimento e velocidade.
-
Que redação horrível a dessa questão!
A partir dos anos 90, ganha ênfase o conceito de reengenharia, concebido como uma intervenção estratégica para adaptar as organizações ao ambiente em que atuam, o qual caracteriza-se por?
"O qual" refere-se a que termo? Ambiente?
----
O conceito de reengenharia caracteriza-se por: d) apoiar-se em uma visão integral das organizações, no acúmulo de conhecimento, no planejamento e na vinculação das mudanças estruturais às mudanças humanas e culturais.
----
Reengenharia
No início dos anos 90 a idéia de “processo” tomou uma maior relevância para a Administração, chegando a ser, para alguns estudiosos, ainda mais importante que a própria estrutura organizacional. O processo está ligado à visão da organização como um sistema, que recebe inputs (entradas ou insumos), gera um processamento interno e produz outputs (saídas ou produtos). Os outputs fornecem feedback (retroalimentação) para o próprio sistema reiniciar seu processamento interno. A organização pode ser vista como um grande processo, realizando internamente vários pequenos processos, alguns em harmonia, outros em conflito. A idéia da Reengenharia está ligada à necessidade de identificar estes processos e em muitos casos extinguir aqueles que não agregam valor ao cliente. Os demais podem ser ainda objeto de reformulação completa. Michael Hammer e James Champy são considerados os pais da Reengenharia. Para os autores, a Reengenharia significa um redesenho radical dos processos de negócio com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: redução de custos, melhoria da qualidade dos serviços e economia de tempo. (Carlos Ramos)
-
Tb achei bizarra a questão!
Vincula mudanças estruturais a mudanças culturais e pessoais?
Não entendi.
Abs,
SH.
sergio.harger@gmail.com
-
Cara, apesar de a escrita estar... incomum, achei a questão tranquila de ser respondida. Oras,
"A partir dos anos 90, ganha ênfase o conceito de reengenharia, concebido como uma intervenção estratégica para adaptar as organizações ao ambiente em que atuam, o qual caracteriza-se por"
Reengenharia, segundo o mapa mental, é:
Ora, segundo as alternativas:
a) "privilegiar operações centralizadas e a especialização, concebendo-as como ferramentas estratégicas de mudança."
Não há de ser, porquanto a reengenharia trata de uma reformulação TOTAL dos processos vigentes. Operações centralizadas e especialização não podem ser ferramentas estratégicas de mudanças
b) "priorizar obtenção contínua de pequenas reduções" já dá pra parar aqui. Reegenharia não trata de "pequenas reduções".
c) "ter o propósito básico de promover redefinições em departamentos das unidades organizacionais, respeitando as fronteiras, os conflitos e as polarizações existentes entre eles." Negativo. A Reengenharia pretende promover um repensar fundamental sobre os processos organizacionais, não respeitar fronteiras, conflitos e o que quer que seja.
d) Correto. As mudanças nas pessoas acompanham as mudanças nas estruturas. Não vi problema na associação.
e) "aplicar critérios e métodos quantitativos, partindo do pressuposto de que a ação e o fazer têm prevalência sobre o pensar." Deixando subentendido que a reengenharia não seria um processo pensado e planejado, o que, naturalmente, é uma falácia
Bons estudos.
-
Mais um mapa bueno! 5 estrelas pra ti!!!!!!!!!!!
-
A reengenharia provoca fortes alterações na organização, “representa uma reconstrução e não simplesmente uma reforma”. Não é utilizada para “fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente”. A reengenharia utiliza palavras-chaves como: “fundamental, radical, drástica e processos” (Chiavenato, 2004).
Atenção → São palavras-chaves que identificam a reengenharia: fundamental, radical, drástica, processos.
Fonte: Augustinho Paludo