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ID
594076
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A televisão tem produzido programas com temáticas cada vez mais repetitivas e com poucas var iações cr iat ivas em seus formatos, evidenciando um processo de pirataria presente em diversas áreas da sociedade atual, como também nos meios de comunicação. Dentro da lógica da comunicação de massa, essa afirmação reitera a ideia defendida pela teoria conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • A partir de uma orientação teórica marxista e freudiana, Walter Benjamin inicia a discussão com o surgimento da reprodução técnica: os gregos conheciam a fundição e o relevo por pressão, logo reproduziam moedas, trabalhavam o bronze e o barro cozido. Com a gravura em madeira, pela primeira vez se reproduziu o desenho, antes da imprensa multiplicar a escrita. A idade média conheceu a xilogravura, gravura em metal e água-forte e, no séc. XIX, a litografia. A arte gráfica definitivamente passou a ilustrar o cotidiano, por isso se tornou íntima colaboradora da imprensa. Em poucas décadas, nasce a fotografia e a idéia da velocidade de captação da imagem, o olho que capta mais rápido o cotidiano que a mão no desenho. É o germe do cinema.

    Walter Benjamin aponta para algumas questões importantes como a noção de autenticidade, o valor de culto e a unicidade na obra de arte. O “hic et nunc” do original constitui o que chama de autenticidade, a unicidade de sua presença no próprio local onde ela se encontra. No entanto, esse conceito não tem sentido para uma reprodução, técnica ou não, pois esta noção escapa a toda reprodução, estabelece então diferenciações e níveis na própria autenticidade. Como afirma o autor:

    O que faz com que uma coisa seja autêntica é tudo o que ela contém de originariamente transmissível, desde sua duração material até seu poder de testemunho histórico. Como esse testemunho repousa sobre essa duração, no caso da reprodução, em que o primeiro elemento escapa aos homens, o segundo - o testemunho histórico da coisa - encontra-se igualmente abalado. Não em dose maior, por certo, mas o que é assim abalado é a própria autoria da coisa (p. 225).

    http://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/130/1487

  • Misturaram falta de criatividade com o conceito de pirataria (que tem relação com o uso de redes para o livre acesso à informação e à cultura). Forçaram a barra para conseguir colar o resultado dessa conexão estapafúrdia e anacrônica com o conceito de reprodutibilidade técnica. Faltou rigor acadêmico a essa banca.