SóProvas


ID
599878
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças na organização da produção e do trabalho incidem na prática do Serviço Social por dois vetores. Um deles é a

Alternativas
Comentários
  • Por outro lado, os processos de reestruturação produtiva, típicos das empresas capitalistas, penetram também a organização social do trabalho na esfera estatal, maior empregador da força de trabalho profissional, reestruturando e moldando a ação pública no campo das políticas sociais e dos serviços sociais. São processos que atingem o mercado de trabalho do assistente social produzindo tanto reduções como ampliações de espaços e postos de trabalho nos âmbitos estatais e privados, seja pelo alargamento das esferas de ação estatal, com maior ênfase no nível mu‑ nicipal, seja pela multiplicação das organizações sociais privadas e ONGs na atual conjuntura. Este contexto é impulsionado também pela grande expansão do setor de ser‑ viços como uma importante característica do capitalismo monopolista. Para Bra‑ verman (1981), o crescimento do setor de serviços se deve à penetração do capital nos diversos setores da vida, transformando antigas formas de cooperação mútua, social, familiar e comunitária em atividades comercializáveis no mercado, especialmente a partir do capitalismo monopolista.

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n116/03.pdf

  • ....São exatamente estes campos de intervenção que redesenham o conjunto das práticas sociais onde se inclui a experiência profissional do Serviço Social. Neste sentido, merecem destaque alguns tipos de demandas profissionais, como por exemplo aquelas que inflexionam a pratica nas empresas7,  as que estão  voltadas para os programas de formação de mão de obra, de qualificação e requalificação profissional ou de engajamento no mercado de trabalho, levados a efeito por instituições públicas ou privadas; ou ainda aquelas que têm uma interface com  a ampliação de atividades no setor informal,  tratadas como alternativa ao desemprego e/ou complementação de renda familiar, cujos implementadores são os consórcios entre as instituições públicas e as empresas privadas; seguindo-se um conjunto de intervenções na esfera privada, enquanto modalidade de mercantilização do trabalho doméstico e que afetam diretamente a composição e a dinâmica familiar, tanto na área urbana como na área  rural.

     

     

    http://ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-016-040.pdf