SóProvas


ID
600433
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A curto prazo, para expandir a demanda agregada e a renda de um país, uma política fiscal expansiva

Alternativas
Comentários
  • Aumentar impostos = contracionista;
    Aumentar gastos públicos = expansiva;
    Redução dos gastos públicos = contracionista;
  • política fiscal expansiva (expansiva pois tende expandir a economia):
    Pode ter duas formas:
    -Ou o governo corta impostos e, assim, incentiva empresários e consumidores a gastar mais (expandindo, assim, a economia);
    -Ou mantém a arrecadação e aumenta os gastos (com salários, contratações, obras de infra-estrutura)
    -(Ele pode também fazer uma combinação das duas)

     Analisando a Questão:
    Alternativa Correta "C"

    A) aumentaria os impostos (ERRADO, deve Baixar) e o superavit orçamentário do setor público (ERRADO, deve gastar mais visando contratar agentes publicoe e fazer licitações aquecendo assim a economia, gerando DÉFICIT).

    B) aumentaria os impostos (ERRADO, deve Baixar) para repagar a dívida externa (não tem relação, neste caso, com a política expansiva).

    C) aumentaria os gastos públicos financiados pela venda de títulos do Tesouro.(CORRETO, Aumentando os Gastos públicos, aquece a economia gerando mais empregos, aumentando a renda e consequentemente a demanda. Para tal, usa dinheiro captado pelo BACEN vendendo títulos da dívida pública pela taxa SELIC, que ao fazê-lo retira dinheiro do mercado e reinjeta por meio do gasto público).

    D) reduziria, no mesmo valor, os gastos públicos (ERRADO, deve aumentar e não reduzir) e as importações ( Correto, deve diminuir visando privilegiar aprodução interna para expansão conforme pede a questão).

    E) reduziria o gasto público (ERRADO, deve Aumentar) e a emissão monetária usada para financiá-lo (Correto se o gasto público realmente fosse reduzido, mas no caso deve ser AUMENTADO).
  • Política fiscal expansionista: É a tomada de medidas econômicas que objetiva gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos.

    Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.

  • Para resolver questões desse tipo, eu sugiro o uso da fórmula da renda (PIB):

    Y = C + I + G + X - M + S - T

    C = Consumo

    I = Investimento

    G = Gastos Públicos

    X = Exportação

    M = Importações

    S = Subsídios

    T = Tributos

    Tudo que tiver com sinal positivo (+) ==> aumento Y

    Tudo que tiver negativo reduz (-) ==> tributos e importação

    A fórmula mais completa do PNB = PIB + A DIFERENÇA ENTRE RLEE  E RLRE (RENDA LIQUIDA ENVIADA AO EXTERIOR E RENDA LIQUIDA RECEBIDA DO EXTERIOR)

    No caso do Brasil, o nosso cálculo é pelo PIB (pois enviamos mais do que recebemos)

    No caso da Alemanha e Holanda, o cálculo é pelo PNB (pois eles recebem mais, empresas como Volks, Mercedes e BMW (parte dos lucros voltam ao seu país de origem, SHELL, Unilever, C&A (remetem lucro para Holanda), por isso 10 x 1 pra Alemanha e Holanda na nossa Casa, no nosso quintal, e isso (não só no futebol, mas na educação, na política, ma economia, etc). As empresas são fortes, por isso eu tenho que estudar pra concurso, pois no Brasil, as oportunidades nas empresas são menores).