SóProvas


ID
603154
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando

Alternativas
Comentários
  • queria saber de que autor a banca tirou isso! eu marcaria feliz e contente a letra D.
  • Correta letra C


    As alternativas A, B, D e E apresentam resultados que podem acontecer após a avaliação de desempenho, mas que não vão acontecer necessariamente.


    A competição interna é estimulada nas organizações e as avaliações de desempenho contribuem com a mesma. As pessoas querem obter os melhores resultados para ganhar recompensas, como prêmios, colocações, etc.
  • Cerca de 80% das pessoas marcaram D. Eu realmente nunca vi isso.
  • Todos erraram pq pensaram na avaliação de desempenho contemporânea (por competencia). Mas a questão perguntou quanto ao modo tradicional de fazer avaliação de desempenho, que levava em conta basicamente a competição entre os funcionários. (e outras coisas como, a demissão do ruins, a recompensa dos bons; mas não visava o desenvolvimento do funcionário).
    Peguinha, fez todo mundo errar!
  • Alexandre, vários estudantes erraram não por pensar no modo contemporâneo de gestão, mas por pura displicência da banca IADES que busca somente o equívoco do candidato e não o entendimento do mesmo! Quando se fala em Gestão de Pessoas se refere sim ao modo "Contemporâneo" de se prover, aplicar, desenvolver, manter e monitorar as pessoas colaboradoras de uma organização, o que difere do antigo estudo de Recursos Humanos onde as pessoas eram vistas apenas como "recursos". No entanto, quando a matéria é Gestão, várias bancas como a IADES, gostam de fazer um mix de teóricos com o objetivo claro de surpreender o candidato.
    Desculpem-me o desabafo!
  • A alternativa D não tem como está certa. Vejamos:
    Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando 
    A questão se refere ao método dos Incidentes Críticos.
    "É um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que sebaseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhosaltamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracassos).” Chiavenato (2004, p.234)
    Esse método tem alguns aspectos negativos como a tendência a generalizações (efeito Halo). Consequentemente as avaliações generalizadas não permitem uma busca constante de autodesenvolvimento e da autoestima, muito pelo contrário, acaba desmotivando os avaliados.
    Por isso que não é possível considerar a letra D como a correta.

    Espero ter ajudado. Fiquem com Deus!
  • Augusto,

    discordo de ti. Não dá para afirmar simplesmente pelo que está escrito que a questão se trata de Incidentes Críticos. Diversos métodos apontam perfil negativo/positivo dos avaliados. Para caracterizar Incidentes Críticos teria que ter alguma palavra de radicalização (extremamente, muito, etc).
  • Letra C?
    Minha reção ao ver esse gabarito:
  • A letra "e" tbm não está errada...

    Alternativas eficazes para reduzir o absenteísmo

    9 - A adoção de ferramentas como pesquisa de clima organizacional ou mesmo de avaliação de desempenho, permite que a organização identifique os pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados no profissional. Quando isso ocorre, é possível dar um feedback ao colaborador e ele, por sua vez, entenderá que a empresa não o vê apenas como um "número" a ser adicionado à folha de pagamento.
    fonte: 
    http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/6503/alternativas-eficazes-para-reduzir-o-absenteismo.html
  • IADES denovo, temos que pensar como a banca....(infelizmente)
    Avaliação desempenho causa:
    a) anulação individual - pelo contrário.valorização de cada individuo que é avaliado de maneira singular
    b)Maior iniciativa - na prática, a pressão da avaliação poderia até ser, mas criatividade não tem vinculo direto com Aval Desemp.
    c) Uma competição entre os colaborades internos...é só nos imaginarmos trabalhando com 10 pessoas cada uma com uma "nota de avaliação", ninguém quer ficar rebaixado ou sentir-se "o pior" do grupo. CORRETA
    d) A busca do autodesenvolvimento (verdadeiro, pois a competição criada gera isso, ânsia por fazer), busca da auto-estima (banca considerou errado, pode não ter ligação direta, mas uma classificação gera alta ou baixa estima nos colaborades, para banca errada
    e) redução do absenteísmo, denovo pode não ter relação direta, mas tudo que é controlado tende a melhor, premissa de administração, começa a avaliar todos inclusive pela pontualidade, que o absenteísmo iria diminuir...mas como não é causa direta a banca considerou errada

  • Os principais objetivos da avaliação de desempenho são:
    * Proporcionar retroação a cada pessoa a respeito do seu desempenho
    * Servir como oportunidade para reconhecimento formal do bom trabalho
    * Indicar necessidades de treinamento
    * Avaliar as competencias indviduais e proporcionar direcionamento a elas
    * Orientar as pessoas a respeito de suas possibilidades de crescimento profissional
    * Planejar metas individuais em alinhamento com as metas organizacionais ou departamentais
    * Avaliação das metas e resultados alcançados
    * Utilizar como instrumento para aumento salarial
    * Utilizar como instrumento de reccrutamento interno ou movimentação interna

    Agora se a organização avalia dois indivíduos A e B, de mesmo cargo, e se B ganha mais devido ao seu desmpenho, o A vai querer ser mais produtivo,eficiente, eficaz, do que o B. O examinador incluio na opção D a autoestima, que é realização social, lembrem da perâmide de Maslow, a avaliação de desempenho está mais relacionada com a Autorrealização, satisfação profissional.

    BONS ESTUDOS!

  • Questão mal formulada, dúbia, sem concretude, 

    Dá perfeitamente para entender que a D seria correta, 

    :(

  • Não sou nada expert no assunto mas entendi assim:


    a) uma anulação individual e um aquecimento do trabalho em grupo. O próprio enunciado da questão deixou claro que a avaliação é de cada indivíduo. Não se exclui um indivíduo e deixa do resto do grupo isento de avaliação individual positiva ou negativa;


     b) uma maior iniciativa e a criatividade do profissional. Pode até ocorrer, mas da forma como se fizer a avaliação pode causar um pouco de desmotivação e transtorno ao avaliado. Isso seria mais típico de uma empresa com líderes autocráticos que sequer chegariam a fazer tal avaliação por falta de sensibilidade e liderança adequada. 


     c) uma competição constante entre os colaboradores internos.CORRETO. Creio que sim. A palavra constante me pareceu algo positivo e sadio nessa disputa, algo que instigasse o espírito competitivo e provocasse motivação para que aqueles que tiveram uma avaliação negativa fossem buscar melhores resultados e aqueles que tiveram avaliação positiva tenham consciência que enfrentarão a força de vontade dos seus colegas numa clara "disputa"  com o intuito de alcançá-lo ou ultrapassa-lo, fazendo-o se manter alerta e estratégico na sua forma de trabalhar para evitar que isso ocorra.


     d) a busca constante do autodesenvolvimento e da autoestima. Acho que autodesenvolvimento e autoestima podem ser prejudicados por uma avaliação negativa ou podem fazer com que o avaliado possa subestimar os demais avaliados e relaxar. De outra sorte temo que um bom líder deve encorajar os outros avaliados que tiveram maus desempenhos. 


     e) a redução do absenteísmo. Pode até ocorrer. Mais uma vez acho que da forma como avaliação é feita e de como seus resultados são passados aos avaliados, pode ocorrer até um aumento do absenteísmo, pois as "más" notícias poderiam desencorajá-lo e isso, é claro, não é papel de líder. 


  • Tudo que envolve a palavra "tradicional" em gestão de Pessoas, sobretudo embasado pelo Chiavenato, soa absurdo. 

    Antes de eu ler Chiavenato, eu errava mais de 70% desta matéria, agora erro quase nada. Praticamente tudo que eu errava era embasado em Chiavenato.

    Então a sugestão para acertar questões de Gestão de Pessoas é: ler e reler e ler e reler Chiavenato até engolir, porque pra entender precisaríamos associar ou achar interessante ou ainda útil, e associar Chiavenato não é lá muito prazeroso, ele é bastante confuso, superficial e não aprofunda quase nada e acho que as bancas usam ele justamente pra deixar as questões confusas... mas como a maioria esmagadora das bancas cobra este autor, a solução simples é esta - se ainda tiver tempo, não perca mais tempo e pegue o livro "Gestão de Pessoas", em qualquer biblioteca de universidade tem. 

    Vale a pena pra passar, mas em termos de conteúdo, não serve pra nada - pronto desabafei rsrsrsrs...