SóProvas


ID
603160
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A aplicação de metas e de prêmios contribui para a motivação das equipes internas. Na empresa privada, a participação nos lucros é um excelente prêmio proporcional à conquista de resultados positivos. No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional

Alternativas
Comentários
  • alguém entendeu pq a letra "c" está errada?
  • Gustavo,

    Em minha opinião é o enunciado que dá a pista da resposta certa    "...No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional."
     
    A banca quer saber o resultado que o serviço público (A organização pública ) vai obter. Por isso o gabarito é letra A
     
    Na letra C informa os ganhos que o servidor vai obter e não o serviço público.

    Na minha modesta análise é isso que entendi.
     


    Bons estudos
  • Entendo que não necessariamente o estabelecimento de metas interfere na remuneração dos servidores.
  • A alternativa c restringe os indivíduos, ou seja, a aplicação das metas de acordo com este item ocorre de maneira individual, sendo que a maneira mais viável é aplicá-las num todo.

    O enunciado nos mostra que as EQUIPES são motivadas, ou melhor, recebem algum tipo de injeção, que neste caso são os benefícios, a fim de eles contribuírem para a motivação dos funcionários da organização.  Dessa forma, é possível, como a colega disse, responder a alternativa tendo por base o enunciado da questão.








     
  • Na minha opinião, a letra c está errada porque não é a APLICAÇÃO DE METAS que interfere na remuneração financeira dos vencimentos mensais de cada servidor, e sim a APLICAÇÃO DE PRÊMIOS (vinculada ao ALCANCE das metas) que atinge a remuneração e os vencimentos.
  • Talvez uma das razões para que a resposta seja a letra A pela aplicação da Teoria do Órgão e do princípio constitucional da Impessoalidade.
  • pq a D esta errada?....grato a quem responder!!
  • A letra C está errada pois a remuneração não motiva, por isso não interfere. agora a letra D, realmente, não consigo identificar algum erro.

  • Sou servidor e o estabelecimento de metas "sem recompensas" deixa os servidores muito desmotivados.

  • Alguém saberia o erro da letra "d"?

    d) na justa necessidade de proporcionar um ambiente favorável para mensurar as competências internas.


  • Não entendo por que a alternativa "a) na medida em que apoia a necessidade de coerência interna, destacando os valores dos indivíduos e o compromisso dos servidores com os resultados da organização pública." está correta, pois, como os estabelecimento de metas pode destacar os valores dos indivíduos? Se são dos indivíduos e não organizacionais, significa que são particulares, não gerais, como vão constar no conteúdo da meta? Além disso qual o erro da alternativa "d"?

  • Explicando a letra d) No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional na justa necessidade de proporcionar um ambiente favorável para mensurar as competências internas.

    As metas podem trazer um ambiente não favorável para mensurar as competências internas, visto que pode causar aquele sentimento de competição entre os membros da empresa, desfavorecendo a colaboração. 

    Não sei se está certo, foi isso que pensei!

  • Competências internas não é o equivalente de competências individuais. Entendo que este conceito trate de aspectos organizacionais. Talvez se acompanhasse o teu argumento Anderson, de que as metas são propostas para a avaliação individual, pois me parece que este raciocínio está implícito na tua afirmação sobre a possibilidade de criação de sentimento de concorrência, a alternativa "a)" estivesse correta. Mas não há nada no enunciado que restrinja a questão à avaliação individual. Além do mais, o escopo da questão está na mudança de comportamento organizacional.