-
errado
A existência de processo organizacional análogo em empresa do mesmo ramo de atividade é condição sine qua non, ou seja, indispensável, para que se possa realizar benchmarking em uma organização.
Existem 4 tipos de benchmarking:
1. Interno: dentro da própria empresa, é possível efetuar comparações entre processos ou operações.( não precisa de outra empresa análoga)
2. Competitivo: é a hora de ir ao mercado e comparar com o concorrente. É “revirar o lixo” da
concorrência. Com esse tipo de comparação, é possível entender a posição da empresa frente aos
concorrentes.( precisa de outra empresa análoga)
3. Funcional: comparação de áreas funcionais, independente do setor em que a empresa atua.
4. Genérico: comparação entre processos específicos que são comuns em determinadas empresas.
-
Errado, pois se o processo é semelhante não há necessidade de se fazer o B...
A obs, aqui é com relação " processo organizacional análogo (semelhante)" pois, se tem um mesmo processo com as mesmas caracteristicas mas que nao tem nada de aspectos inovador, entao nao precisa aplicar o Benchmarking.
Pois O Benchmarking visualiza as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes em certos aspectos, como o processo de trabalho, produto, serviços entre outros, e compara com as suas, com o objetivo de identificar as oportunidades de mudança a ser implantada.
-
Pequena explicação de Benchmarking:
contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-acompanhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
O Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial. Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam
alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo).
Outra vantagem do benchmarking é a mudança da maneira de uma organização pensar sobre a necessidade para melhoria. Benchmarking
fornece um senso de urgência para melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de parceiro do estudo.
Um senso de competitividade surge à medida que, uma equipe, reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações diretas, e os
membros da equipe tornam-se motivados a se empenhar por excelência, inovação e aplicação de pensamento inovador a fim de conseguir sua própria melhoria de processo.
Fonte: Marcelo Camacho, Ponto dos Concursos
-
Sine qua non significa "sem o qual não pode ser", e é uma expressão que vem do latim. Sine qua non refere-se a uma ação, condição ou algo indispensável e essencial, inicialmente era utilizado como uma expressão legal, porém já é uma expressão corriqueira. O seu plural é Sine quibus non.
-
Será que ninguém da área é capaz de comentar com suas próprias palavras sem fazer uso de ctrl c??
-
Para fazer uso da ferramenta de benchmarking não é condição indispensável que o processo ocorra em empresa do mesmo ramo ou que ele seja análogo. Existem várias formas de identificar um processo de excelência, estudá-lo e adaptá-lo a sua atividade, por exemplo, um setor da minha própria empresa pode ser o referencial (Bench. interno) ou uma empresa de um setor totalmente diferente do meu (Bench. genérico).
-
Não necessariamente as empresas precisam ser do mesmo ramo de negócio para haver o benchmarking. Empresas de ramos diferentes podem ser avaliadas também.
-
Gabarito: Errada. Há também o Benchmarking Interno e o Funcional. Somente para realizar o Benchmarking Competitivo e o Genérico é preciso de processo organizacional análogo.
Competitivo: compara com a concorrência; Genérico: compara com processos específicos; Funcional: compara com áreas funcionais independente do setor; Interno: a comparação é dentro da própria empresa.
-
tipos de benchmarking:
1. Interno: dentro da própria empresa, é
possível efetuar comparações entre processos ou operações
2. Competitivo: é a hora de ir ao mercado e comparar com o concorrente.
3. Funcional: comparação de áreas funcionais, independente do setor em que a empresa atua.
4. Genérico: comparação entre processos específicos que são comuns em determinadas empresas.
-
-
NA TÉCNICA DE BENCHMARKING, UTILIZADA COMO FORMA DE IDENTIFICAR E GANHAR VANTAGEM COMPETITIVA, A ORGANIZAÇÃO COMPARA O SEU DESEMPENHO COM O DE OUTRAS, CONCORRENTES OU NÃO, DO MESMO RAMO DE NEGÓCIOS OU DE OUTROS RAMOS, QUE FAÇAM ALGO DE MANEIRA PARTICULARMENTE BEM FEITA.
GABARITO ERRADO
-
GAB. ERRADO
Com as próprias palavras, respondedo o Daniel Azevedo.
Conforme a questão o processo teria que ser análogo, parecido, semelhante ao outro processo que esteja ocorrendo em outra organização. Veja que a assertiva cria um ambiente de resposta muito amplo e genérico, visto que o benchmarking é muito mais mais abrangente e não explora apenas os processos externos da organização e sim o processos internos também (veja os conceitos dos colegas acima). Conclusão: para mim a questão é muita mais intepretativa do que conceitual.
Para complementar segue o conceito do mestre Maximiano (bibliografia muito utilizada pelo Cespe, junto com o Chiavenato):
''Benchmarking (palavra que significa usar um padrão ou ponto de referência) é uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração.''
Fonte: Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital, 8ª edição - Maximiano
-
Gabarito - Errado.
O Benchmarking pode ser realizado de diferentes formas. Algumas delas preveem o benchmarking não competitivo com empresas de ramos de atividade distintos.
É possível também o benchmarking dentro da própria organização.
Assim, não se pode dizer que a existência de processo análogo em empresa do mesmo ramo é condição essencial e indispensável para a realização de um processo de benchmarking.