-
RESPOSTA: CERTA
Questão um pouco intuitiva.
Simplificando a afirmação: "A adaptação da organização ao seu ambiente pode dificultar sua extinção?"
Sim, pois isso significa que a organização atualiza-se com as mudanças que ocorrem no seu ambiente (ex: mudanças nas necessidades dos seus clientes). Organizações muito engessadas/rígidas têm dificuldade em implantar mudanças e por isso têm mais chances de serem extintas do que organizações que acompanham as mudanças do seu ambiente e se adaptam.
-
Falando na linguagem da administração, a empresa maleável, que tem maior facilidade de se adaptar às demandas do ambiente, sair na frente da concorrência, oferecer novos produtos, tem maior vantagem competitiva e, consequentemente, maior dificuldade de "quebrar" pois está sempre inovando, se adaptando aos desejos dos clientes, e com isso garantir a sua sobrevivência por um maior tempo.
-
GABARITO: CERTO
Se a empresa busca a adequação ao que está acontece no ambiente, ela está se adaptando às mudanças,
o que evita ou mitiga um processo de extinção da empresa.
A empresa que não considera o ambiente externo está fadada à extinção. É preciso entender o mercado e
outros fatores externos à empresa, além de aceitar que ele está em constante mudança.
PONTO DOS CONCURSOS - Prof. Vinicius Ribeiro - ponto dos concursos
-
Culturas Adaptativas
Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.
ponto dos concursos
-
Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.
Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.
-
Reescrevendo: "A empresa que se adapta ao ambiente em que atua evita sua própria falência."
Cespe desesperado por derrubar candidatos cada vez mais preparados, kkkk
-
Questão correta. A depender do contexto em que está inserida, caso a organização não se adaptar ao ambiente ela quebra.
-
Outra ajuda a responder:
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: EBC Prova: Analista - Administração
texto associado
Julgue os próximos itens, relativos à cultura organizacional.
O fato de a organização elaborar uma interpretação própria de sua relação com o meio ambiente indica a utilização de um processo adaptativo de sobrevivência.
CERTA
-
O "pode" torna a questão correta
-
Traduzindo: A adaptação da organização ao ambiente externo, pode dificultar sua extinção? Claro que sim!