Em uma organização, a existência de um modo próprio de fazer as coisas sugere que a estrutura interna de poder da organização está em desacordo com a realidade social. ERRADA
A cultura é construída ao longo do tempo com fatores internos e externos, por isso, fazer algo de um jeito próprio não sugere que que a empresa está em desacordo com a realidade social. A empresa pode ter construído uma forma de agir com a influência do ambiente (fator externo) e estabeleceu que esta é a melhor forma de atuar.
-----------
A definição
de Schein: cultura é um padrão de pressupostos básicos
inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo, a medida que
ele aprende a lidar com seus problemas de adaptação externa e integração
interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido e ser
ensinado a novos membros , como uma forma correta de perceber, pensar e sentir
em relação àqueles problemas.-----------
Caráter dinâmico: Alterações nas condições internas ou externas produzem alterações na cultura organizacional.FONTE:CUNHA, Miguel Pina et al (2004). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, Editora RH.
Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.
Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.
Culturas fracas: São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.