SóProvas


ID
605596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de componentes de um computador, sistemas de entrada,
saída e armazenamento, julgue os itens subsequentes.

A velocidade de transferência de dados de um dispositivo externo, como um drive de CD-ROM, é menor que a velocidade de uma CPU; por esse motivo, utiliza-se um barramento de sistema para a conexão de periféricos com a CPU.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o barramento de sistema conecta a CPU ao chipset, este por sua vez é conectado direta ou indiretamente (ponte sul) aos periféricos.
    E o barramento existe porque não faria sentido a controladora do CD-ROM estar embutida no dice do processador. 
    Questão mal elaborada ao meu ver.
  • Apesar de ter acertado, essa questão ficou bastante confusa. Mal elaborada.
  • Realmente a questão é no mínimo confusa. Normal para o nível CESPE que se esforça para confundir um conceito tão claro. Questões assim não medem o conhecimento do candidato. Às vezes é até melhor saber menos pra não ficar pensando em outros pontos que tbm são relevantes e acabar errando, por mais absurdo que essa frase pareça.
  •     Segundo a 6ª edição do livro Computer Organization & Arquitecture de William Stallings, "In addition to the processor and a set of memory modules, the third key element of a computer system is a set of I/O modules. Each module interfaces to the system bus or central switch and controls one or more peripheral devices. An I/O module is not simply a set of mechanical connectors that wire a device into the system bus. Rather, the I/O module contains some 'intelligence'; that is, it contains logic for performing a communication function between the peripheral and the bus".
        De acordo com o texto da questão em discussão, entende-se que há um barramento de sistema entre a CPU e os dispositivos externos e que isto resolve o problema que há em virtude das diferenças de velocidades de transferência de dados. Entretanto, de acordo com William Stallings, percebe-se que há um módulo E/S entre o barramento de sistema e os dispositivos externos e que isto resolve o problema citado anteriormente. Portanto, a resposta da questão deveria ser ERRADO.
  • Difícil entender o que a banca quer ao elaborar uma questão confusa dessas. Conceitualmente, o barramento do sistema (FSB) interliga o processador, memória cache, memória principal e ponte norte (chipset). A ponte norte, por sua vez, é conectada aos dispositivos de E/S de alta velocidade e à ponte sul pelo barramento de expansão para dispositivos de alta velocidade. O barramento de expansão para E/S de baixa velocidade interliga a ponte sul aos tais dispositivos de baixa velocidade.
  • Existem três funções distintas nos barramentos:

    • Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional;
    • Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, e;
    • Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional.2

    Barramento de Entrada e Saída[editar]

    É o barramento I/O (ou E/S), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais conhecidos são: PCI, AGP e USB.

    Os periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema devido:

    • Há uma larga variedade de periféricos com vários métodos de operação sendo inviável incorporar diversas lógicas de controle dentro do processador...
    • A taxa de transferência de dados dos periféricos é normalmente mais baixa do que a da memória do processador sendo inviável usar o barramento de alta-velocidade para comunicação com periférico.
    • Os periféricos usam normalmente formatos de dados e tamanhos de palavras diferentes dos do computador a que estão agarrados.

    Permitem a conexão de dispositivos como:

    São exemplos de Barramentos de Entrada e Saída:


    O principal fator que determina o desempenho de um barramento é a sua taxa de transferência. A mesma é obtida através de cálculos com base nas características do barramento, sendo elas:

    • Clock
    • Largura
    • Transferências por ciclo de clock

    A formula teórica para calcular a frequência máxima de transmissão é:

    • taxa de transferencia → nº de bits x clock total x nº de dados transmitidos por clock / 8
  • Bem, a questão não está errada, mas está muito mal formulada, induzindo ao erro.

    O barramento do sistema, subdividido em barramentos de dados, controle e endereços, interliga os principais componentes do computador, como CPU, RAM, E/S e HDs, sendo q os únicos q estão diretamente conectados nela são a CPU e a memória principal(RAM).
    Os demais, estão conectados diretamente ao barramento de expansão, e estes, conectam-se ao barramento do sistema, por meio dos controladores.
    Então, não está errado dizer q, pelo motivo de o computador possuir perifericos lentos, como CD, teclado etc, ele possui um barramento q apenas conecta diretamente componentes mais rápidos. O fato de o examinador omitir outras informações, como o barramento q interliga componentes lentos(o de expansão), não torna a questão errada.

    Porém, a questao induz o avaliado ao erro, pois ele pode pensar q os perifericos lentos conectam-se diretamente ao barramento do sistema, embora a questão não afirme explicitamente isso.

    No mínimo esquisita.


  • Utiliza o barramento por que têm que se conectar. A velocidade vai depender da conexão do barramento e da CPU. Mas não é por conta da velocidade que existe o barramento. Ruim essa questão.

  • Questão errada ao meu ver. Faltou um recurso bem feito pra derrubar ela.

  • Como é que a CPU se comunica com o resto do computador?

    Bom, pra início de conversa, a comunicação mais importante num computador se dá entre a CPU e a memória principal (chamada de memória RAM ou de memória, apenas). Mas a CPU também tem que se comunicar com outros componentes, como os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) e as outras memórias.

     

    Toda essa comunicação se dá pelos Barramentos de Sistema, que são linhas de comunicação que se estendem por todo o micro, atingindo grande parte de seus componentes. Pense nos barramentos de Sistema como sendo três grandes avenidas paralelas (não se cruzam nunca), que levam informações da CPU para os mais remotos componentes do computador e Vice Versa.

    A arquitetura dos nossos computadores contempla três diferentes barramentos de sistema: O Barramento de Dados, o Barramento de Endereços e o Barramento de Controle. Cada qual com suas funções apropriadas, vistas a seguir:

     

    - Barramento de Dados: Serve para transportar as instruções dos programas e os dados a serem utilizados nesses programas. Instruções são “ordens”, como já foi visto, e dados são informações básicas para alimentar os programas e sobre quem os cálculos são realizados. Tipo: “Some 12 e 17”.

    “Somar” é uma instrução, “12” e “17” são dados necessários à realização da instrução.

     

    - Barramento de Endereços: Serve para transportar os endereços (números que apontam os locais) das posições a serem acessadas na memória. Simples: algumas instruções de programas avisam à CPU que ela precisa buscar dados na memória, mas, para isso, faz-se necessário um endereço que apontará para a posição na memória que deverá ser acessada (ou você pensa que a CPU vai adivinhar se eu disser “Olha! Vai pegar a letra ‘A’ na memória”, pensa?).

    Quando uma instrução obriga a CPU a buscar algo na memória, a coisa é mais ou menos assim: “Olha! Vai pegar o conteúdo da posição AF12F8 da memória”)

     

    - Barramento de controle: serve para transportar sinais de controle e sincronia gerados pela UC (Unidade de Controle) ou pelos dispositivos de E/S.

    Sinais de ESCREVA, LEIA, INICIE, INTERROMPA são os mais comuns.

    Uma pequena imagem para que fiquem cientes acerca do que estou falando (escrevendo):

     

     

    gabarito: C

  • Questão deveria ter sido anulada ou convertida para ERRADA.

     

    A diferença de tranferência entre dispostivo e processador é o principal ensejador dos módulos de E/S. Em outras palavras, evita-se o barramento de sistema e opta-se por um comutador e este sim, por sua vez esta conectado no barramento.

     

  • acabei de ler o livro... Lá diz que não pode haver comunicação direta entre cpu e dispositivos, e por direta entende-se por meio de barramento de sistema,  justamente por haver diferença de velocidade de taxa de transferencia entre esses sistemas.  justamente por isso faz-se necessário o módulo de E/S

  • Ponte norte (northbridge) e ponte sul (southbridge). A ponte norte fica responsável por controlar todos os componentes rápidos do computador, como processador, placa de vídeo (AGP e PCI Express) e memória , fazendo com que eles solicitem informações do disco rígido (que está na ponte sul), as carregue na memória e divida o que será processado entre a  e a placa de vídeo, determinando qual será o desempenho final do computador.

    A ponte sul fica responsável pelos componentes lentos do PC, também conhecidos como dispositivos de E/S (entrada/saída), o que inclui os discos rígidos (SATA e IDE), portas , pararela e PS/2 (utilizada em teclados e mouses antigos), slots PCI e ISA (padrão da IBM, hoje em desuso).