SóProvas


ID
613669
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Atenção: Para responder às questões 17 e 18, considere o
caso hipotético relatado a seguir.

Com base em lei municipal promulgada em 2004, a
Câmara de Vereadores de um Município paulista efetua o
pagamento de remuneração aos membros que
compareceram a sessões extraordinárias do órgão legislativo no
exercício de 2010.


Nessa hipótese, ao examinar as contas a serem prestadas pela Mesa da Câmara de Vereadores relativamente ao exercício de 2010, o Tribunal de Contas do Estado

Alternativas
Comentários
  • Correta a assertiva C, nos termos da Súmula 347 do STF:

    STF Súmula nº 347 - 13/12/1963 - Súmula da Jurisprudência Predominante do Supremo Tribunal Federal - Anexo ao Regimento Interno. Edição: Imprensa Nacional, 1964, p. 151.

    Tribunal de Contas - Apreciação da Constitucionalidade das Leis e dos Atos do Poder Público

        O Tribunal de Contas, no exercício de suas atribuições, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder público.

  • Vale acrescentar que os tribunais de conta só podem apreciar a constitucionalidade de leis e atos do poder público através do controle difuso e incidental, ou seja, no caso concreto, inclusive de leis federais.

    Comentário extraído de matérial do Prof. Fernando Gama, do curso Eu vou passar.

    Abraços
  • Só complementando o que  colega disse acima, o controle de constitucionalidade concentrado é de competência do STF-leis ou atos normativos estaduais ou federais contrários a cf, e do TJ do Estado-leis ou atos normativos municipais ou Estaduais contrário a Constituição do Estado.

    Art. 125 ."§ 2º - Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão."

    Ou seja, caso uma nomra estadual que contrarie a Constituição do Estado e a COnstituição Federal, ao mesmo tempo,poderá ser feito duplo controle de constitucionalidade, que se trata de um fenômeno chamado: "simultaneidade de ação diretas de inconstitucionalidade"
  • GABARITO LETRA C 

     

    SÚMULA Nº 347 - STF

     

    O TRIBUNAL DE CONTAS, NO EXERCÍCIO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, PODE APRECIAR A CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS E DOS ATOS DO PODER PÚBLICO.

  • Colegas,

    Apenas a título de complementação, vale lembrar que de acordo com o art. 57, § 7º, da CRFB/88, é vedado o pagamento de parcela indenizatória em razão da convocação para sessão legislativa extraordinária.

    Grande abraço!