SóProvas


ID
617899
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo a Lei nº 4.320/64 e legislação correlata, despesa não processada é aquela em que o empenho

Alternativas
Comentários
  • Letra A
     
    Basicamente a questão traz o conceito de restos a pagar não processados que são as despesas empenhadas mas não pagas até o último dia do exercício financeiro (também chamada resíduos passivos), devendo ser distinguidas as despesas processadas (liquidadas) das não processadas (ainda não liquidadas).
     
    Ou seja, o empenho aconteceu, mas não houve a efetiva entrega do material ou prestação do serviço, portanto não foi, em termos contábeis, liquidada (concluída) a operação, de modo que o ordenador de despesas não precisará, ainda, emitir a ordem de pagamento para o fornecedor ou prestador de serviço.
  • Gabarito: A

    Resto a pagar

    Processado: Empenho + Liquidação
    Não processado: Empenho

    Bons estudos!

  • Restos a pagar, o que é isso? Quando tem-se uma despesa com nota de empenho, mas que não foi paga no exercício orçamentário ou seja até 31 de dezembro.
    O restos a pagar dividi-se em dois: Restos a pagar processada quando verificou-se que a administração deve aquele valor, para quem será pago, o que foi comprado, se foi entregue ou seja LIQUIDADO. Restos a pagar não processada quando a despesa apenas foi empenhada restando para o próximo exercício liquidar e pagar. 

    Não foi cobrado, mas para aprofundar. Como está presente em outro exercício vai ser efetuado como despesa extraorçamentária, pois não precisa de autorização legislativa, será temporária essa despesa e não se inclui no patrimônio da adm. Por conseguinte,  a dotação será receita extraorçamentária com as mesmas caracteristicas. 
  • Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

  • *Processadas são as despesas empenhadas , liquidadas e não pagas

    *Não Processados, são as despesas empenhadas não liquidadas não pagas.