Explicando a 2.....
Sempre que nos deparamos com o pronome MIM antes de um verbo a primeira impressão que temos é a de erro. Mas devemos ter atenção. O segredo e inverter a ordem da frase para descobrir quem é o sujeito. Se, ao fazer isso, vc descobrir que o sujeito é o MIM, então de fato está errada a frase pq o MIM nunca pode ser sujeito. NO entanto, na assertiva 2 a banca colocou assim:
É difícil para mim fazer um diagnóstico sem o resultado dos exames clínicos.
Vamos analisar. Quem é o sujeito? Nesse caso, ao invertermos a ordem dos elementos vemos que: "O que é dificil?? Fazer um diagnóstico sem o resultado dos exames clínicos. Logo, o sujeito é essa oração. Temos um sujeito oracional. Ora, se esse é o sujeito o "mim" foi utilizado corretamente e a expressão "para mim" exerce função de complemento nominal. O MIM foi utilizado corretamente, até pq, o uso do pronome pessoal EU estaria errado, já que o pronome EU só pode aparecer na frase como sujeito, e não podemos ter dois sujeitos na mesma frase, né?
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Eu e tu exercem a função sintática de sujeito. Mim e ti exercem a função sintática de complemento verbal ou nominal, agente da passiva ou adjunto adverbial e sempre são precedidos de preposição.
Ex.
Trouxeram aquela encomenda para mim.
Quem trouxe ? Sujeito Indeterminado
Trouxeram o que ? Aquela encomenda - OD
Para mim - Complemento Nominal
Era para eu conversar com o diretor, mas não houve condições.
Era para quem conversar com o Direitor ? EU
Nesse caso não cabe MIM , pois o MIM não pode se usado como sujeito da oração .
Agora, observem esse próximo exemplo muito parecido com o da questão , a frase II
Sei que não será fácil para mim conseguir o empréstimo. O pronome mim NÃO é sujeito do verbo conseguir, como à primeira vista possa parecer. Analisando mais detalhadamente, teremos o seguinte:
O sujeito do verbo ser é a oração conseguir o empréstimo, pois o que não será fácil?
resposta: conseguir o empréstimo, portanto há uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo, que é a oração que funciona como sujeito, tendo o verbo no infinitivo. ( Sujeito Oracional )
O verbo ser é verbo de ligação, portanto fácil é predicativo do sujeito.
O adjetivo fácil exige um complemento, pois conseguir o empréstimo não será fácil para quem?
resposta: para mim, que funciona como complemento nominal.
Ademais a ordem direta da oração é esta: Conseguir o empréstimo não será fácil para mim.