SóProvas


ID
619969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição arquivística, julgue os itens a seguir.

Ponto de acesso é um código de identificação das unidades de arquivamento.

Alternativas
Comentários
  • Ponto de Acesso:
      - Elemento de informação, termo ou código que, presente em unidades de descrição, serve à pesquisa, identificação ou localização de documentos.

    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística
  • O erro está na questão afimar ser o ponto de acesso um elemento das unidades de arquivamento? Ou seja, ele é, na verdade, das unidades de descrição?

    Vlw
  • "O conceito de pontos de acesso vem da biblioteconomia, e é fundamental para o estabelecimento das normas da descrição arquivística. Pontos de acesso são os nomes ou termos através dos quais se pode recuperar a informação sobre um livro, no caso da biblioteconomia, ou sobre os registros descritos do ponto de vista arquivístico. Para os livros, utilizam-se elementos como o nome do autor, o título ou assunto; para os documentos de arquivo, o mais evidente é o nome da pessoa ou instituição produtora, de acordo com o princípio do respeito à proveniência. Os pontos de acesso, para serem efetivos, devem submeter-se às regras de vocabulário controlado, ou seja, devem ser padronizados."

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000300007
  • No conceito dado no glossário da NOBRADE:

    Ponto de acesso: Elemento de informação, termo ou código que, presente em unidades de descrição, serve à pesquisa, identificação ou localização de documentos.
    Portanto, ponto de acesso não se caracteriza como um código de identificação.
  • Acredito que o Código de Classificação (Código de identificação) seja para identificar as unidades de arquivamento, como processos e dossiês. Alguém com mesmo raciocínio?