-
É cada vez mais comum diferenciar cultura forte e fraca. Numa cultura forte, os valores centrais da organização são intensamente mantidos e amplamente partilhados. Quanto mais membros aceitam os valores centrais e quanto maior seu compromisso com esses valores, mais forte é a cultura. Uma cultura forte terá grande influência no comportamento de seus membros porque o alto grau de compartilhamento e intensidade cria um clima interno de alto controle comportamental. Uma cultura forte demonstra concordância entre os membros sobre o que a organização apóia. Essa unanimidade de propósito constrói coesão, lealdade e compromisso organizacional. Essas qualidades diminuem a propensão dos empregados de deixarem a organização.
Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.
Fonte: http://www.fontedosaber.com/administracao/a-cultura-organizacional.html
-
ERRADA!!!!
Todas as organizações têm cultura, mas nem toda organização tem uma cultura forte. Uma cultura forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros. O tamanho da organização, a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são alguns dos fatores que tornam a cultura forte ou fraca.
Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mais forte é sua cultura! Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional, e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento. Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e gera um desempenho superior para a organização.¹
¹ RODRIGO RENNÓ
-
Cultura Forte não garante nada!
-
Cultura forte é aquela que é compartilhada profundamente por todos os seus membros, havendo pouca divergêcia de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento. Já cultura fraca é aquele que ñ esttá amplamente enraizada em todos os membros, que possuuem várias divergências sobre suas questões culturais centrais, gerando baixo impacto no comportamento.
-
cultura forte nao garante eficacia
-
As organizações devem criar culturas fortes, pois, quanto mais os valores são compartilhados, maior é a eficácia organizacional. ( o certo seria pode influenciar na eficácia organizacional) e não ''é'' como colocou a questão determinando. Pois, não tem como garantir que a cultura forte possui maior eficácia...
gab: errado!