SóProvas


ID
621193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao conflito no ambiente de trabalho, julgue os itens subsecutivos.

No estágio de cognição e personalização do modelo de processo do conflito, é suficiente que os indivíduos percebam o conflito, sem se envolverem emocionalmente com o ocorrido.

Alternativas
Comentários
  • O processo do conflito 
    ESTÁGIO I: oposição potencial ou incompatibilidade 
    Surgimento de condições que criam oportunidades para que o conflito se forme. Nem sempre elas levam diretamente ao conflito, mas é necessário que uma delas exista para que ele surja. 
    Comunicação: diferentes conotações de palavras, jargões, erros de compreensão, troca insuficiente de informações, ruído no canal de comunicações e excesso de comunicações. 
    Estrutura: tamanho do grupo, grau de especialização nas tarefas desempenhadas, clareza na definição das responsabilidades, compatibilidade entre membros e metas, estilos de liderança, sistemas de recompensa e grau de dependência entre grupos. 
    Variáveis pessoais: personalidade, emoções e valores pessoais. 
    ESTÁGIO II: cognição e personalização 
    Estágio em que os assuntos conflitantes se materializam. Os envolvidos decidem sobre o que é o conflito. As emoções têm papel preponderante na configuração das percepções. 
    Conflito percebido: consciência de uma ou mais partes envolvidas da existência das condições que geram oportunidades para o surgimento de conflitos. 
    Conflito sentido: envolvimento emocional em um conflito, gerando ansiedade, tensão, frustração ou hostilidade. 
    ESTÁGIO III: definição das estratégias de resolução de conflitos. 
    Escolha de uma estratégia que permita resolver o conflito. Essas estratégias representam predisposições para agir de determinada maneira. 
    Assertividade: grau em que uma das partes tenta satisfazer os próprios interesses. 
    Cooperação: grau em que uma das partes tenta satisfazer os interesses da outra. 
    ESTÁGIO IV: comportamento 
    O estágio do comportamento inclui as declarações, ações e reações das partes envolvidas no conflito, geralmente tentativas explícitas por cada uma das partes conflitantes de implementar suas estratégias. Trata-se de um processo dinâmico de interação. 
    ESTÁGIO V: consequência 
    O jogo de ação e reação entre as partes de um conflito resulta em consequências. 
    Consequências funcionais: o conflito pode funcionar como uma força para melhorar o desempenho do grupo ou organização. 
    Consequências disfuncionais: o conflito apresenta consequências destrutivas sobre o desempenho do grupo ou da organização

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 441), 

    "O fato de um conflito ser percebido não significa que será personalizado. Em outras palavras, ‘A pode saber que A e B estão seriamente em desacordo... Mas isso pode não deixar A tenso nem ansioso e pode não ter nenhum impacto sobre a afeição de A por B.’ É o nível de conflito sentido, que faz as pessoas se envolverem emocionalmente, as partes experimentarem ansiedade, tensão, frustração ou hostilidade."

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.