SóProvas


ID
622273
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Compete privativamente à Câmara dos Deputados

Alternativas
Comentários
  •   Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

          
            II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

  • Letra A está correta!

    As demais assertivas, com supedâneo no art 52. da CRFB/88, consubstanciam competência privativa do Senado Federal.
  • Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:  
    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o 
    Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;  
    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao 
    Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;  
    III - elaborar seu regimento interno;  
    IV – dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou 
    extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação 
    da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes 
    orçamentárias; (Inciso com redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) 
    V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII. 
  • bizu: quando se falar em câmara dos deputados só se falara nessas duas hipóteses:

          II - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

            II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

  • Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:



    II – proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa; 
     

  • Art. 51, inciso II - Oberserve competência TÍPICA da atuação fiscalizadora do legislativo. Saliente-se , todavia, que tal competência NÃO é para julgar as CONTAS do presidente, mas tão SOMENTE para requisitá-las, de oficio, para que o congresso Nacional as julgue.

    Gab. A

    Bons estudos!
  • LETRA A está correta conforme a letra da lei do art. 51, II da CFproceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.



    LETRA B está errada, pois é competência exclusiva do Senado Federal, art. 52, III, ´´b``da CF  - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República.



    LETRA C está errada porque é competência exclusiva também do Senado Federal no seu art. 52, IV da CF
    aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.



    LETRA D está errada, pois é
     competência exclusiva do Senado Federal no seu art. 52, V da CFautorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.



    LETRA E está errada  pois compete ao Senado Federal art. 52 VI da CF
    fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 
  • Só para reparar o que o amigo Daniel colocou no seu comentário a cima.

    Em relação as competências da Câmara e do Senado não se usa o termo: EXCLUSIVA e sim PRIVATIVA .

    A Expressão EXCLUSIVA se refere as  Congresso.

    Essa é uma das principais "cascas de banana" usada pelos concursos, mais enfaticamete pela FCC que trabalha muito a lei seca!!

    Fica a dica!!

    Sucesso a todos!
  • Compete privativamente à Câmara dos Deputados
     a) proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa. (competência PRIVATIVA da Câmara dos Deputados)
     b) aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República. (competência PRIVATIVA do senado)
     c) aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente. (competência PRIVATIVA do senado)
     d) autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios. (competência PRIVATIVA do senado)
     e) fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (competência PRIVATIVA do senado)
  • Gostaria de fazer uma pequena observação:
     O art 49 da CF, IX fala que cabe ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República. No Art 51, II fala em proceder a tomada de contas(competência privativa da Câmara dos Deputados), quando o Presidente não apresentar ao CN dentro de 60 dias após a abertura da sessão legislativa.
      A banca sempre gosta de confundir querendo induzir a erro.
  • a) proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.(COMPETÊNIA PRIVATIVA DO CONGRESSO NACIONAL)(Correta)
     b) aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República.(COMPETENCIA PRIVATIVA DO SENADO FEDERAL)
     c) aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.(COMPETENCIA PRIVATIVA DO SENADO FEDERAL).
     d) autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.(COMPETENCIA PRIVATIVA DO SENADO FEDERAL)
     e) fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.(COMPETENCIA PRIVATIVA DO SENADO DEFERAL)
  • TCU    aprecia as contas
    CD       toma as contas
    CN       julga as contas
  • O artigo 51, inciso III, da Constituição, embasa a resposta correta (letra A):

    Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

  • GABARITO ITEM B

     

    CF

     

    A)ERRADO. Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

     

     

    B)CERTO.Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de:

    b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República;

     

     

    C)ERRADO.Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    IV - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente;

     

     

    D)ERRADO.Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

     

     

    E)ERRADO.Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    VI - fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

  • Murilo TRT e Gustavo Araújo, vejam os absurdos que vcs escreveram! Mais atenção antes de comentar!

     

    A questão pede claramente a competência privativa da Câmara dos Deputados, sendo que a única alternativa correta é a letra A. As demais são competências do Senado!

  • a) proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa. Art. 51.  II 

     

    b) aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República.

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República;

     

    c) aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: IV - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente;

     

    d) autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

     

    e) fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: VI - fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados: II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

    b) ERRADO: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República;

    c) ERRADO: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: IV - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente;

    d) ERRADO: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

    e) ERRADO: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: VI - fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

     

    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

     

    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

     

    III - elaborar seu regimento interno;

     

    IV – dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;        

     

    V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII. 

  • CANAL CANTIOLEGIS NO YOUTUBE TEM VÁRIAS PARTES DA CF CANTADA! VÍDEOS ATUALIZADOS! CONHECI HÁ POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO!